
A vice-presidente do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, esteve recentemente em São Tomé, no âmbito da RIAL – Rede Internacional Académica da Lusofonia -, com o objetivo de reforçar a sua presença na comunidade académica lusófona, promover a partilha de experiências científicas e pedagógicas, e fomentar a assinatura de novos protocolos de cooperação.
Ana Vaz Ferreira participou num conjunto de iniciativas, para conhecer, da melhor forma, todas as atividades desenvolvidas em diversas instituições académicas em São Tomé.
No decorrer da reunião da Assembleia Geral da RIAL, o IPCB procedeu à assinatura de um conjunto de novos protocolos que visam, não só expandir os contactos institucionais, como também intensificar colaborações com países lusófonos, consolidar redes de cooperação em áreas emergentes e de investigação conjunta e reforçar a mobilidade entre instituições de ensino superior destes países.
O IPCB diz que a sua presença em São Tomé encontra-se alinhada com a sua estratégia que tem vindo a desenvolver de apoio ao desenvolvimento de projetos conjuntos, em áreas emergentes nos países da Lusofonia, que se integram nas áreas de investigação das escolas do IPCB.
Para Ana Vaz Ferreira, a sua participação “reforça a sua presença na comunidade académica lusófona e concretizar novos acordos de cooperação que impulsionam a mobilidade, a investigação e a inovação conjunta com instituições congéneres”.