Morreu o antigo presidente da Câmara de Mesão Frio, Marco da Silva, informou o município numa nota publicada nas redes sociais.

Nascido na extinta freguesia de São Nicolau, em Mesão Frio, a 27 de março de 1953, licenciou-se em Gestão de Empresas, tendo sido professor do Ensino Básico e Secundário de Matemática e Economia, na Escola Professor António da Natividade.

No panorama autárquico desempenhou funções na Assembleia Municipal de Mesão Frio de 1982 a 1985 e Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio de 1989 até 2009 pelo Partido Social Democrata (PSD). Eleito pela primeira vez com apenas 36 anos, sucedeu ao pai, António da Natividade, e foi a personalidade que, em Democracia, presidiu ao projeto político mais longo à frente dos destinos da autarquia.

Ao nível associativo, Marco da Silva foi Presidente da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola, Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, Presidente do Conselho Diretivo da Escola E.B. 2,3 e Secundária Professor António da Natividade, Presidente do Gabinete Técnico de Vila Real, Diretor do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Vila Real e Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Associação Douro Histórico em representação da Câmara Municipal de Mesão Frio, entre outros cargos de relevância social.

Em 2023 foi condecorado com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, a mais alta condecoração do Município de Mesão Frio, pela sua entrega à causa pública, integridade e legado.

A Câmara Municipal de Mesão Frio manifesta “o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Marco António Peres Teixeira da Silva, personalidade maior da vida política local e regional, cuja dedicação ao serviço público marcou, de forma indelével, o percurso do Concelho nas últimas décadas”.

A mesma nota refere ainda a “figura incontornável da História de Mesão Frio” que exerceu com “visão, sentido de missão e dedicação exemplar, o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio durante vinte anos. Foi um líder próximo da população, firme nas convicções, determinado nas causas públicas e comprometido com o desenvolvimento do território que serviu com orgulho”.

A autarquia decretou três dias de luto municipal pelo seu falecimento, prestando “homenagem solene à memória de Marco António Silva”.

O município dirige ainda “as mais sentidas condolências à família enlutada, particularmente ao seu irmão, Paulo Jorge Peres Teixeira da Silva, atual presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio”.