
No programa do III Encontro constavam quatro painéis cada um sobre uma área diferente: Informática, Multimédia, Contabilidade e Administração, Turismo e restauração, Programação e Maquinação, eletrónica e automação e comando, análise laboratorial e transformação de polímeros e Desporto. Como oradores foram convidados diversos empresários locais e ex-alunos a trabalharem na área, como exemplos de sucesso. Os empresários destacaram maioritariamente a importância de mão-de-obra qualificada, enquanto que os ex-alunos derem o seu ponto de vista de como o ensino profissional os ajudou a entrar no mercado.
A diretora do Agrupamento, Maria José Cálix, destacou a pertinência de iniciativas como esta pois permitem uma aprendizagem mais eficiente dos conteúdos: “É muito importante! Normalmente os alunos aprendem mais com os exemplos e com as experiências do que propriamente dentro de uma sala de aula. O feedback que recebi é muito positivo. Quer da experiência, dos painéis, das perguntas e aquilo que puderam ver esclarecido durante a tarde de hoje”.
Os cursos profissionais da Soares Basto têm uma alta taxa de empregabilidade, como confirmou a diretora: “Em 2023/24, o último ano que temos a estatística, 80% dos que concluem o curso profissional em três anos e entram no mercado de trabalho. Temos uma taxa de empregabilidade nos seis meses após a conclusão do curso, acompanhamento que somos obrigados a fazer para a garantia da qualidade superior a 80%”.
Os empresários e ex-alunos garantem que é cada vez mais comum ver ex-alunos de cursos profissionais no mercado de trabalho. “Já se consegue encontrar profissionais. Temos um estágio e tivemos recentemente dois estágios que correram bastante bem. Estavam bem preparados, é um ensino profissional muito focado muito na prática, mas vêm com a curiosidade de aprender e isso é super importante”, explicou Nuno Alves, da LOBA.
Já Diogo Mendes, ex-aluno e atualmente a trabalhar no Laboratório de Metrologia da Simoldes, destacou a importância do testemunho dos exemplos de sucesso: “Acho pertinente estarmos em alicerce com os atuais alunos da Soares Basto porque conseguimos demonstrar-lhes um bocadinho do que passámos, conseguimos incentivá-los a melhorar e motivá-los também a conseguirem escolher o futuro correto. Queremos dar o nosso parecer, sendo positivo ou não, de todas as etapas que passámos e motivações que eles possam enfrentar”.
Este encontro marcou o ponto final nos eventos dedicados ao ensino profissional para ano letivo 2024/2025 que está quase a acabar.
