
A mítica Rampa do Caramulo está de volta à estrada já no próximo fim de semana (12 e 13 de julho). A prova automobilística, que vai para a 34ª edição, vai contar com a participação de mais de meia centena de pilotos. Na assistência estima-se que estejam mais uma vez milhares de pessoas. A organização é do Município de Tondela, Caramulo Racing Team e Targa Clube.
Integrada no Campeonato de Portugal de Montanha, esta será a sexta prova da temporada, num fim de semana que promete ser cheio de velocidade e emoção, tudo num traçado histórico e muito rápido.
A 34ª Rampa do Caramulo foi apresentada esta terça-feira (08 de julho) em conferência de imprensa, justamente na Vila do Caramulo.
“Esta é uma rampa com uma mística indiscutível. O facto de estar associada à vila também a torna especial e diferente”, frisou a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, acrescentando que “o desporto automóvel é uma das marcas do Caramulo”, sendo um dos seus polos de atração turística e estando “intrinsecamente ligado” à serra.
Lembrando que a Rampa do Caramulo já é uma “prova bastante consolidada”, a autarca realçou que “o evento é uma organização automobilística de elevada segurança, não só para os pilotos participantes, mas também para aqueles que querem ver os magníficos carros e as provas realizadas por todos os concorrentes”.
Já Nuno Pinto, do Caramulo Racing Team, prometeu “uma boa prova”, com os principais pilotos nacionais do Campeonato Nacional de Montanha e nas categorias de maior relevo: protótipos e GT.
“Temos uma lista de inscritos com 56 viaturas. Estão presentes aqueles que são os principais participantes deste campeonato que é muito competitivo. As categorias estão todas muito bem preenchidas e, portanto, tudo está preparado. O S. Pedro irá colaborar pelo que teremos aqui fim de semana em grande, de muita adrenalina”, declarou.
Entre os pilotos participantes destaque para a presença do atual tricampeão nacional Hélder Silva, da comitiva JC Correia e de três corredores de Tondela, mais concretamente do Caramulo: Fernando Salgueiro, Ricardo Loureiro e Tiago Patrício Gouveia.
Com uma distância de cerca de três quilómetros, a Rampa do Caramulo destaca-se por “ter uma das pistas mais rápidas do país”, mas também por ser das competições “mais seguras do campeonato”.
“Este ano estão a ser montadas as guardas, rails e está a ser feita uma melhoria e um reforço da segurança, cumprindo com o que Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) solicitou. Agradecer ao município que tem estado connosco neste trabalho e que tem permitido que a Rampa do Caramulo tenha estas características: é a mais rápida do campeonato, mas também é muito segura”, vincou Nuno Pinto.
Por seu lado, Fernando Batista, presidente do Targa Clube, lembrou que “em boa hora” a sua coletividade esteve envolvida há 19 anos no regresso desta prova que é “uma das melhores rampas organizadas no país”.
“Se a sorte nos acompanhar, que é preciso e indispensável, ao menos que o evento decorra como em 2024. A rampa tem as suas características próprias e é ímpar. Faço votos que continuem, estamos a apresentar a 34ª e que venham muitos mais anos”, referiu.
Horários principais
Sábado – 12 julho
14h00 – 1ª subida treinos oficiais
15h30 – 2ª subida treinos oficiais
16h45 – 1ª subida oficial
Domingo – 13 julho
10h00 – treino livre
12h15 – 3ª subida treinos oficiais
13h30 – 2ª subida oficial
14h45 – 3ª subida oficial