
O Município de Seia assinalou esta quinta-feira, 3 de julho, o 39.º aniversário da elevação de Seia a cidade com a habitual cerimónia de atribuição de distinções municipais e um concerto do reconhecido artista Paulo Gonzo, que encerrou as comemorações no Anfiteatro Municipal, perante uma plateia entusiasta.
A sessão solene decorreu na Casa Municipal da Cultura e foi marcada por momentos de reconhecimento público a instituições, empresas e alunos do concelho que se distinguiram pelo seu mérito, dedicação e contributo relevante para a comunidade. Neste âmbito, foram atribuídas Campânulas de Mérito Municipal à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Serra da Estrela, a António João Marques Alves, à Associação Recreativa e Cultural Vodrense, à União Progressiva da Povoação de Balocas e à Sociedade Recreativa de Alvoco da Serra.
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Serra da Estrela, fundada em março de 1981 e a única instituição de crédito com sede em Seia, foi distinguida com a Campânula de Mérito Empresarial, pelo seu percurso de excelência e pelo papel que desempenha na valorização do tecido económico e social do concelho, sempre fiel aos valores cooperativos e à proximidade com as pessoas e empresas.
António João Marques Alves, natural da Lapa dos Tourais, médico dentista, empresário e cidadão profundamente envolvido na vida pública e associativa do concelho, foi distinguido com a Campânula de Mérito e Dedicação, em reconhecimento do seu percurso pessoal e profissional, bem como da sua intensa participação cívica.
A Associação Recreativa e Cultural Vodrense, que celebra este ano o seu 50.º aniversário, recebeu igualmente a Campânula de Mérito e Dedicação, pelo relevante serviço prestado ao longo das últimas décadas nos domínios desportivo, social e cultural, desempenhando um papel agregador da comunidade.
Também a União Progressiva da Povoação de Balocas, com 50 anos de história ao serviço da população local, foi homenageada pela sua ação persistente e voluntária numa das aldeias mais afastadas da sede do concelho. Com um trabalho comunitário notável, a associação tem vindo a mobilizar recursos e a promover o bem comum, em articulação com a diáspora e demais parceiros locais.
Por fim, a Sociedade Recreativa de Alvoco da Serra, que comemora 90 anos de atividade, foi distinguida pela sua dedicação à promoção da cultura, lazer e união da comunidade, sendo um agente ativo na preservação da identidade e das tradições locais.
Na mesma ocasião, foram entregues os Prémios de Mérito Escolar a 18 alunos do concelho, abrangendo todos os níveis de ensino: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional, Superior e Vocacional. Este ano, na sequência da revisão do regulamento municipal, o número de distinções foi alargado de 10 para 18, permitindo distinguir o melhor aluno de cada estabelecimento de ensino, por nível de ensino, e não apenas por agrupamento. Pela primeira vez, foram também reconhecidos alunos do ensino básico, numa clara aposta da autarquia na valorização do percurso escolar dos jovens senenses. Cada aluno premiado recebeu um valor de 500 euros, como forma de incentivo ao mérito, esforço e dedicação.
Os alunos distinguidos foram: Gustavo Silva Pereira (EB Dr. Reis Leitão), Santiago Aragão Costa Martinho (CESR) e Tomás Caetano Costa (CES), no 1.º ciclo, e Dinis de Azevedo Cardoso, no 2.º ciclo, e Henrique Pinheiro Nunes, no 3.º ciclo, pelo Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho. Pelo Agrupamento de Escolas de Seia, foram distinguidos, no 1.º ciclo, Laura Branquinho Vaz Alves (EB Abranches Ferrão), Nuno Miguel Couto Carvalho (EB Tourais/Paranhos) e Bárbara Amaral Vidas (EB Santiago); no 2.º ciclo, Diana Sofia Santos Carvalho (EB Tourais/Paranhos) e Simão Vale Lucena Ferreira Mota (EB Abranches Ferrão); no 3.º ciclo, Mateus Carvalho Pinheiro (EB Abranches Ferrão) e Leonor Borges Guerra (EB Tourais/Paranhos). No ensino secundário/profissional, foram premiados Nuno Alexandre Monteiro Pedro e Simão Pedro Garcia Mendes (Escola Secundária de Seia); pela Escola Evaristo Nogueira, Jaylson da Graça Diogo; pela Escola Profissional da Serra da Estrela, Aleph Kogake Diniz; pelo Conservatório de Música de Seia, Tiago Filipe Santos Coelho Zuzarte Flor; e, no ensino superior, Rui Simões Miranda (Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG).
O dia festivo terminou com um concerto de Paulo Gonzo, um dos mais consagrados artistas da música portuguesa, encerrando com participação popular as comemorações do feriado municipal.