
O Município de Tondela vai apoiar a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Tonda na realização de obras de requalificação na Capela de Nossa Senhora da Piedade, em Vila Nova de Tonda. A autarquia vai financiar a empreitada com 29.150 euros.
O protocolo de apoio financeiro a este projeto foi assinado na manhã deste domingo (20 de julho) pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e pelo padre João Pedro Cardoso, na presença dos vereadores João Carlos Figueiredo e Vera Machado, de vários elementos da Junta de Freguesia de Tonda e de diversos paroquianos.
“O valor do nosso apoio, cerca de 29 mil euros, irá permitir uma pequena requalificação naquela importante capela desta comunidade. É com elevado gosto que estamos aqui a dar conta deste compromisso que esperamos que vá ao encontro dos desejos de todos”, resumiu a presidente da Câmara.
“Ao longo deste mandato têm sido muitas as intervenções que nós temos apoiado na requalificação, beneficiação e preservação do património religioso e porquê? Porque o património religioso é uma das formas mais claras, intensas, singelas e verdadeiras daquela que é a essência da nossa comunidade e que representa os valores que nos trouxeram até aqui. Era uma perda para nós enquanto comunidade não mantermos este património preservado”, justificou ainda Carla Antunes Borges.
Já o padre João Pedro Cardoso agradeceu à presidente da Câmara e ao restante elenco camarário o apoio financeiro agora protocolado, salientando que as obras na Capela de Nossa Senhora da Piedade representam “um marco importante” para a comunidade local.
“A nossa gratidão ao município por ter ouvido o nosso apelo. Aquela capela estava a precisar porque já havia uma parte do telhado que estava a abater e nem sempre a parte monetária abunda e, por isso, temos de nos valer dos parceiros que têm a sensibilidade para a cultura, para a história”, disse.