
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, revelou esta sexta-feira, à margem da visita ao concelho de Mourão, que o setor do turismo em Portugal registou um crescimento de 6% em receitas no primeiro semestre de 2025, com destaque para a evolução positiva nos mercados internacionais.
«Os números de 2025, para já, são números que apontam para um crescimento de 6% em receita e entre 2 e 3% em fluxo turístico», adiantou o governante, sublinhando o contributo significativo de mercados como o norte-americano e o italiano. «O mercado americano cresceu 6%, o mercado italiano cresceu 5,6%», acrescentou.
Pedro Machado destacou ainda o desempenho acima da média da região do Alentejo, que classificou como um destino cada vez mais internacionalizado. «O Alentejo tem crescido acima dos dois dígitos e tem na internacionalização uma parte substantiva daquilo que é hoje o seu core business. Isso é muito importante», frisou.
Na sua avaliação, o foco do setor deve passar cada vez mais por gerar valor económico: «Se pudermos somar a isto mercados emergentes com poder de compra elevado, estamos a reforçar a capacidade do destino poder crescer em valor. Não tanto crescer em número, mas crescer em valor. E é esse valor que faz com que se possam arrecadar receitas e reinvestir».