Dois bombeiros e um civil sofreram ferimentos considerados leves na sequência do incêndio que deflagrou na tarde deste domingo, 27 de julho, na Herdade de Almada, em Foros da Charneca, no concelho de Benavente.

O incêndio, que alegadamente deflagrou junto à berma da Estrada Municipal 515, rapidamente ganhou maiores proporções, potenciadas pelas temperaturas elevadas e algum vento que se fazia sentir.

O alerta foi dado pelas 15.19 horas, e de acordo com José Nepomuceno, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Benavente, que coordenou as operações no local, no teatro de operações estiveram 79 veículos, que apoiaram os cerca de 150 bombeiros que combateram as chamas.

No local estiveram também quatro meios aéreos. Dois aviões de combate, um helicóptero e um avião de coordenação.

Segundo uma primeira estimativa do Comandante, a área ardida corresponde a cerca de quatro hectares, que só não foi maior dada a musculada intervenção dos meios de socorro.

“O incêndio entrou numa zona de eucalipto, com grande potencial para arder”, o que levou a que no primeiro alerta tenha sido mobilizado um dispositivo musculado, salientou José Nepomuceno.

De acordo com o Comandante, os elementos que sofreram ferimentos, por exaustão e inalação de fumos, uma bombeira de Samora Correia, que foi transportada ao Hospital de Vila Franca de Xira e outro que foi assistido no local, são feridos leves.

Um popular que apoiava os bombeiros sofreu também ferimentos leves, sobretudo por inalação de fumos e pequenas queimaduras, foi assistido no local e recusou transporte a unidade hospitalar.

Nas próximas horas os bombeiros vão efetuar as operações de rescaldo e vigilância do perímetro do incêndio.

A GNR esteve também no local, e investigará agora as causas da ocorrência.