A 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2025/26 arrancou nesta segunda-feira, dia 21 de julho, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disponibiliza 1715 vagas para os seus 38 cursos de licenciatura e mestrado integrado.

Engenharia Informática (148), Ciências do Desporto (126), Enfermagem (95) e Medicina Veterinária (92) lideram a lista de cursos da UTAD com maior número de vagas disponíveis para o próximo ano letivo.

A oferta formativa da UTAD “abrange áreas disciplinares que refletem o histórico da instituição e que procuram dar resposta às necessidades da região”, afirma o Vice-reitor para a Educação, Jorge Ventura, que acrescenta: “esta oferta garante uma formação de carácter universal no território desafiante em que se insere, sob permanente monitorização do sistema integrado de garantia da qualidade e aplicação dos mecanismos de apoio aos estudantes em todas as fases do seu percurso académico”.

A 1.ª fase de candidaturas decorre até 4 de agosto, devendo a candidatura ser submetida online, através do website da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Os resultados serão divulgados a 24 de agosto. “É, pois, com enorme expetativa que aguardamos por esses resultados, na firme convicção que a UTAD volte a figurar como opção de escolha de milhares de jovens, de modo a aumentar, ou pelo menos manter, a taxa de colocação (perto dos 95%) alcançada nos últimos dois anos”, reforça o Vice-reitor para a Educação.

Esta convicção reside no “intenso trabalho que tem sido desenvolvido para reforçar a identidade da UTAD e fortalecer o seu posicionamento no Ensino Superior, potenciando a sua atratividade e contribuindo para ampliar a sua preponderância na comunidade e no território”.

Ciências Agrárias e Veterinárias com três novos cursos

Neste ano letivo, a oferta formativa da UTAD conta com três novos cursos da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV): Agronomia, Ciência Animal e Ciências e Tecnologias Florestais. Estes cursos vêm responder à procura por formação especializada nas áreas das ciências agrárias e ambientais, reforçando o compromisso da universidade com a sustentabilidade, a inovação tecnológica e a valorização dos recursos naturais.

Destaque ainda para a Licenciatura em Cidades Sustentáveis e Inteligentes. A funcionar desde o ano passado, trata-se de um curso original e inovador, assente numa estrutura curricular multidisciplinar que visa conferir competências no domínio das tecnologias e dos processos que suportam a intervenção ao nível do uso eficiente dos recursos, da reutilização de materiais, da eficiência energética e hídrica e do planeamento urbano. Esta oferta vem reforçar a posição da UTAD como um destino universitário focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).