Portugal dispõe de cerca de 1.200 médicos de medicina do trabalho, uma classe envelhecida e que está proibida por lei de trabalhar mais de 150 horas por mês, uma limitação que a ordem considera um "perfeito absurdo".
Hoje, multiplica-se a informação e as fontes que lhe dão sustento sobre o que comer, como comer, quando comer. Face a este cenário, a nutricionista Mariana Chaves oferece aos escaparates o livro “Aprender a Comer”. A obra detém-se em duas questões fundamentais: o que é importante e por que motivo é
As doenças reumáticas não afetam só os idosos. Nas mulheres é a artrite reumatoide a mais invalidante e a fibromialgia a mais perturbadora. Todas tratáveis! Falámos com o médico reumatologista António Vilar, Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.
Sente necessidade de ir à casa de banho mais de 8 vezes por dia? Acorda várias vezes durante a noite para urinar? Pode sofrer de bexiga hiperativa. Siga estas dicas do médico Paulo Temido, especialista em Urologia e presidente da Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia (APNUG).
A Portugal AVC alertou hoje que 30% dos casos de acidente vascular cerebral afetam pessoas em idade ativa, sublinhando a importância do acesso a cuidados de reabilitação adequados e atempados para que os sobreviventes possam regressar ao trabalho.
Este curso funcionará online e pretende dar resposta a uma necessidade de formação crescente numa área cada vez mais procurada. É apresentado no mês em que se assinala o Dia da Prescrição Social.
Desconhecimento da realidade da organização dos cuidados à pessoa com diabetes é a principal crítica de Mónica Reis, ao novo despacho do Governo, que cria, nomeadamente as Equipas de Coordenação Local ( ECL) da Diabetes. A coordenadora do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portugues
A incidência do cancro da bexiga é três vezes maior em homens do que em mulheres, e geralmente é diagnosticado entre os 65 e 70 anos de idade, embora casos mais precoces não sejam raros. Falámos sobre esta doença com Rodrigo Ramos, Diretor de Urologia do IPO de Lisboa.
A Doença Vascular Cerebral continua a ser a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal. Um artigo da médica Luísa Fonseca, especialista em Medicina Interna e Membro do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral (NEDVC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
No dia 28 de março, pode conhecer-se melhor como se realiza a dádiva de sangue e, no dia 30 de março, os interessados podem participar numa formação de Suporte Básico de Vida.
As 3.ªs Jornadas Medicina Narrativa vão realizar-se nos dias 4 e 5 de abril, em Lisboa. O objetivo é promover a importância das Humanidades Médicas, que têm benefícios quer para os doentes quer na prevenção do burnout dos profissionais de saúde, segundo Margarida Lobo Antunes, coordenadora do Depart
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai poder contratar mais de mil médicos aposentados e mais de 500 médicos de família até ao final do ano, anunciou hoje a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
O cancro da mama também pode afetar os homens, sendo necessário apostar mais na literacia em saúde para se estar atento aos primeiros sintomas, alerta Pedro Meireles, médico oncologista do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil. Em entrevista, o médico realça que cancro já não t
O médico dentista Miguel Stanley foi convidado pela Universidade de Harvard para membro fundador da Clinical Innovation Board da Harvard School of Dental Medicine (HSDM). É um dos dois médicos dentistas europeus que fazem parte do Conselho Consultivo.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e o seu Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM) exigem ao Ministério da Saúde a revogação do despacho nº 3390/2025, publicado a 17 de março em Diário da República. O mesmo diz respeito à atualização da estrutura de governação do Programa Nacion
Um grupo de especialistas propõe dois novos códigos informáticos no SNS para facilitar o diagnóstico da Doença Renal Crónica, permitindo deteção precoce e adiamento da diálise, beneficiando milhares de doentes em Portugal.
Estudos indicam que entre 10 e 30% das lesões oculares ocorrem durante a prática desportiva, sendo que, em alguns casos, podem resultar em perda parcial ou total da visão. O alerta é do Grupo de Estudos da Retina e surge na sequência da lesão da jogadora Jéssica Silva.