A saúde mental dos colaboradores tornou-se um dos tópicos mais debatidos nos últimos anos. Hoje, é uma das grandes prioridades para as empresas, que procuram formas de promover ambientes de trabalho mais saudáveis e apoiar o equilíbrio emocional das suas equipas.
O Programa abem: que garante acesso gratuito a medicamentos prescritos para pessoas em situação de pobreza, gerou uma poupança de 29 milhões de euros ao SNS em episódios de urgência e internamentos evitados. Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a diretora executiva da Dignitude revela o impacto ec
Onze casos de infeção pelo vírus mpox foram detetados em Portugal desde 1 de junho, quando foi identificado o terceiro surto da doença no país, revela a Direção-Geral da Saúde, adiantando que, desde 2022, foram confirmados 1.208 casos.
Em entrevista exclusiva ao Healthnews Maria do Carmo Silveira, responsável de Orquestração Estratégica do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal, analisa os avanços e desafios do sistema de saúde português e discute a melhoria na perceção da qualidade dos serviços, o aumento da procura por seg
O presidente do CDS-PP e ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, assegurou hoje que o Governo está “empenhadíssimo em resolver problemas” em todas as áreas, incluindo na saúde.
Teresa Soares
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA
Presidente da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA)
Licenciada em Ciências Básicas da Saúde por conclusão do 1º Ciclo de Estudos do Mestrado Integrado em Medicina na NMS|FCM-UNL.
António Bandeira - Médico Interno de Saúde Pública e aluno do Mestrado em Saúde Pública na Johns Hopkins University
Gustavo Tato Borges - Assistente Graduado de Saúde Pública e Orientador de Formação
Cláudia Estêvão
Enfermeira Gestora na Unidade Local de Saúde da Arrábida;
Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria.
Mestre em Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública.
Em 2019, a Organização Mundial de Saúde classificou o stress como um dos maiores desafios de saúde do século XXI, vendo-o como uma epidemia global. Para além de um limiar aceitável, o stress corrói os nossos dias. É fonte de perturbação física e emocional. Há, pois, que apostar no autocuidado, na co
Susana Forte
Mestre em Gestão de Unidades de Saúde
Pós-Graduada em Economia e Política da Saúde
Estudante do Curso de Especialização em Administração Hospitalar na ENSP NOVA
Coordenadora de uma Estrutura de Missão
Fundadora do Podcast Coffee&Talks, sobre Gestão, Ciência e Saúde
Jesus Cortes Gil
PhD. Saúde Pública Global
Psicólogo, com Mestrado e Doutorado em Saúde Pública Global com pesquisa sobre indicadores de saúde internacionais,
desigualdades socioeconômicas e de saúde, práticas de desenvolvimento infantil e juvenil, avaliação de programas, migração, bem-estar popula
Quase três milhões de vacinas contra a gripe e a covid-19 foram administradas desde 20 de setembro, cerca de 1,7 milhões das quais nas farmácias que participam na vacinação, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Com base nos dados revelados pela American Academy of Sleep Medicine, Vânia Caldeira, médica pneumologista e especialista em Medicina do Sono, explica porque é que a menopausa pode afetar profundamente o sono das mulheres.
Algumas perdas na aprendizagem provocadas pela pandemia de covid-19 poderão ser permanentes e outros problemas poderão persistir para lá de 2030, segundo vários investigadores, que defendem mais apoios aos alunos, melhorias na avaliação e currículos mais exigentes.
Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Dr. Rui Pinto, um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Patologia de Coluna, destaca a revolução na cirurgia da coluna com a introdução da tecnologia 3D no Hospital de Santa Maria - Porto, primeira unidade na Península Ibérica a dispor deste equipamento i
Será que os "novos" cigarros, que vieram substituir o tabaco mais convencional, como o tabaco aquecido e os cigarros eletrónicos, vieram suavizar os malefícios do tabaco tradicional, e da própria nicotina, ou isso não acontece? Fomos perguntar ao pneumologista Dr. Luís Rocha.
Meia centena de médicos ucranianos, sobretudo mulheres, fugiram da guerra e procuraram refúgio em Portugal, onde esperavam poder exercer a sua profissão, mas a falta de apoios para aprender português tem impedido a sua integração no sistema de saúde.
Ricardo Silva
Licenciado em Gestão,
Mestre em Gestão Comercial
Estudante do Curso de Especialização em Administração Hospitalar na ENSP NOVA
Técnico Superior no Serviço de Planeamento e Apoio à Gestão do IPO Porto
Tesoureiro da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA)
Saiba qual a importância de reconhecer sinais iniciais que podem ser fáceis de ignorar, mas que são críticos para um diagnóstico precoce do cancro da próstata.