O neurocirurgião Rahul Jandial leva-nos numa viagem aos meandros do sono. Não dormir compromete a nossa saúde, tira-nos anos de vida e, em extremo, provoca a morte. Quanto sono é suficiente? O que se considera insónia? Entre as perguntas aqui respondidas num excerto a partir do livro “Neuro Fitness”
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garantiu que o recente acordo assinado com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) vai permitir melhorar e alargar a rede de socorro, em especial no interior do país.
Em entrevista exclusiva ao Healthnews, André Marques e Teresa Soares, da Associação de Estudantes da Escola Nacional de Saúde Pública (AEENSP-NOVA), discutem o papel crucial da organização no Health Re:Design Summit 2025. Este evento, focado na inovação em saúde pública, visa reunir líderes e estuda
Sete urgências de Ginecologia Obstetrícia e de Pediatria vão estar encerradas no sábado e seis no domingo, segundo as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Atletas de alto rendimento apresentam uma elevada prevalência de problemas dentários, como cáries, erosão dentária e doenças periodontais, frequentemente associadas à dieta, hábitos específicos e maior risco de traumas orofaciais.
No mais recente episódio do podcast Top of Mind, a médica de família Margarida Santos conversa com o psiquiatra Henrique Prata sobre um tema tão invisível quanto urgente: a saúde masculina.
A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) já realizou mais de cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens no âmbito da campanha “O Dedo Que Adivinha”. O objetivo é detetar a diabetes tipo 1 em fases iniciais da doença.
A fibrilhação auricular é a arritmia mais frequente e estima-se que afete cerca de 10% da população com mais de 70 anos. Em Portugal, os dados apontam para cerca de 200 mil a 250 mil indivíduos com a doença.
A fibrilação auricular é a arritmia cardíaca mais frequente e afeta entre 200 mil e 250 mil portugueses, aumentando significativamente o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Mas, o que são exatamente as arritmias cardíacas e como distinguir as benignas das potencialmen
O Wegovy, da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, já chegou às farmácias portuguesas e pode revolucionar o tratamento da obesidade. A médica endocrinologista Carolina Neves destaca os benefícios do fármaco e a importância de formação adequada para uma prescrição criteriosa.
Novas regras de inscrição do Registo Nacional de Utentes (RNU) geram críticas sobre o cumprimento do direito constitucional do acesso universal à saúde. A associação Humans Before Borders critica a descriminação de estrangeiros residentes e a exclusão das pessoas em situação irregulares, à espera da
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, anunciou hoje que se vai recandidatar a um segundo mandato nas eleições que estão agendadas para maio.
A Humans Before Borders manifesta a sua “firme oposição e preocupação”, face às recentes alterações legislativas, no SNS, do Registo Nacional de Utentes. Considera que as mesmas poderão pôr em causa o direito de acesso à saúde, nomeadamente por parte dos migrantes.
Carlos Calhaz Jorge é o novo presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (PMA). Até outubro de 2028, o responsável espera que haja mais avanços na PMA, para evitar o sofrimento de vários casais, nomeadamente no setor público.
Mariana Lobato, imunoalergologista, deixa algumas dicas para quem sofre de alergias na primavera. O objetivo é que se possa desfrutar esta estação do ano com mais qualidade de vida.
Os funcionários do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos começaram hoje a receber notificações de despedimento, numa reforma da agência federal que procura cortar até 10 mil postos de trabalho, noticiaram os 'media' norte-americanos.
O Infarmed alargou a crianças entre os dois e os cinco anos o uso do medicamento Kaftrio para tratamento da fibrose quística no Serviço Nacional de Saúde, anunciou hoje a autoridade do medicamento.
“O Ministério da Saúde liderado por Ana Paula Martins, apesar de estar em gestão, tenta avançar com uma reorganização do mapa da Saúde Pública (SP), que viola a Lei e prejudica a população por limitar o acesso a cuidados de saúde”, critica a Federação Nacional do Médico.