Não se surpreenda se lhe dissermos que estreou este verão mais uma série da Marvel. Sim, chama-se "Iron Heart" e tem Riri Williams, uma jovem cientista de 19 anos que quer criar um fato especial à semelhança do "Homem de Ferro". Ajuda estudantes a ter boas notas, faz dinheiro, mas acaba expulsa e tem de ir trabalhar com um grupo rebelde cujo o líder é uma espécie de Robin Hood dos tempos modernos. A série está disponível da Disney e marca o fim de mais uma fase da Marvel Cinematic Universe. Vêm aí novos Avengers e outros vilões. Mas quem é que ainda aguenta? É isso que Filipa Amaro e José Paiva Capucho, em mais um episódio de "No Último Episódio", vão tentar perceber. A resposta pode não agradar.

Expresso

Depois de 23 filmes icónicos que nos trouxeram personagens como Thanos (Josh Brolin), Thor (Chris Hermsworth), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) ou Capitão América (Chris Evans), mas essa fase já acabou. Entretanto, Kevin Feige e companhia têm passado mal porque filmes com "Ant Man 3" ou "The Marvels" foram autênticos flops de audiência. Com algumas séries como "Looki" ou "WandaVision", os super-heróis conseguiram suster a respiração, mas a imprensa internacional acredita que existe mesmo uma fadiga colectiva contra este género audiovisual e cinematográfico. "Por outro lado, 'Iron Heart'. que ficou na gaveta desde 2022, parece agora datado no tempo", revela Filipa Amaro. A personagem principal é demasiado arrogante, há poucos objetivos convincentes para cumprir e os vilões deixam muito a desejar. "Parece quase que esta nova fase da MCU responde a algo que o mundo não precisa agora: super-heróis", diz José Paiva Capucho.

Ninguém contesta o look visual de "Iron Heart", com uma Chicago e uma comunidade negra bem representada, mas é possível que ninguém se venha a lembrar como é que esta história acabou. Nem sequer as famosas cenas dos pós-créditos, que revelam sempre novas personagens ou novos acontecimentos para nos deixar presos a este universo, conseguem encher as medidas. O mundo, com guerras, crises e pandemias, precisa de quem o salve, mas, quanto às séries, há outros géneros bem melhores no mercado para essa tarefa.

Tiago Pereira Santos com José Fernandes

Quantas vezes já quis saber mais sobre “aquele” último episódio? Encontrar respostas que criam mais perguntas e só o deixam a pensar quando é que estreia o próximo capítulo?

Em “No Último Episódio”, Filipa Amaro e José Paiva não trazem garantia nenhuma de tranquilizar os fãs de séries. Vêm para se juntar à festa.

Trazem histórias de bastidores, críticas do público vs críticas dos críticos e análises de cenas.

Tudo isto num podcast que se vai dedicar à melhor televisão internacional de 2025.

‘No Último Episódio’ vai para o ar todas as sextas-feiras no Expresso e em todas as plataformas de podcast.