O Governo explicou hoje o fim do regime de isenção fiscal para biocombustíveis avançados com a falta de efeitos da medida e admitiu que até fosse prejudicial ao ambiente.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) esclareceu hoje, no parlamento, em Lisboa, que Portugal não tem casos de gripe das aves em humanos, mas referiu que a vigilância tem de ser ativa para proteger os trabalhadores.
Através de uma parceria entre a SAP Concur e a Thrust Carbon, é possível aos utilizadores, terem acesso a dados exatos e consistentes, no momento da reserva.
O projeto do Parque Ecológico da Adraga-Praia Grande, em 54,6 hectares no litoral de Sintra, vai ser desenvolvido pelo município, fundação Aga Khan e organismos públicos do Ambiente.
A educação ambiental é reconhecida como uma ferramenta indispensável para alcançar o desenvolvimento sustentável. Desde a sua definição enquanto prioridade global em encontros internacionais, como a Conferência de Estocolmo e o Encontro de Belgrado, governos, organizações e indivíduos têm promovido
A Lightsource bp associou-se à Palombar, uma organização ambiental sem fins lucrativos, num projeto de conservação do Tartaranhão-caçador (Circus pygargus), uma ave de rapina migratória e espécie protegida cuja população em Portugal teve um declínio de 80% na última década.
O diploma que altera o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT), permitindo a reclassificação de solos rústicos em urbanos, para habitação, entra hoje em vigor, apesar das críticas de especialistas e ambientalistas, e do parlamento preparar alterações.
A Câmara de Braga aprovou ontem a manutenção, em 2025, das tarifas da empresa da água, efluentes e resíduos (Agere), mas sem os votos favoráveis da oposição, que defenderam haver margem para uma descida.
Um esquema ilegal está a colocar em países da União Europeia (UE) madeira russa de bétula, um comércio avaliado em 1,5 mil milhões de euros, com Portugal a receber cerca de mil camiões de contraplacado ilegal de bétula.
A China prosseguiu o seu investimento na energia renovável em 2024, instalando mais fontes de energia solar e eólica do que antes e continuando a deixar os outros países para trás.
As barragens do Algarve estão com 49% da sua capacidade total de armazenamento de água, depois das chuvas dos últimos dias, o que permite assegurar o abastecimento de água por mais de um ano, segundo a APA.
Estudo revela que a Selvagem Grande tem cerca de 39 mil casais de cagarras e que esta população tem crescido a uma taxa anual de 1,45% nos últimos 15 anos.
FENAREG propõe modelo de financiamento multifundos capaz de assegurar 75% do montante total do investimento necessário até 2030 e como forma de ultrapassar a reduzida cabimentação orçamental atualmente disponível, que só responderá a 31% das necessidades.
Os investigadores da UNSW revelam um novo mapa e sistema de classificação que ajudará a proteger as plantas e animais únicos do continente mais remoto e frágil da Terra.
A Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal, situada na freguesia de Quarteira, concelho de Loulé, no Algarve, foi integrada na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP).
Portugal pode duplicar nos próximos anos os atuais 250 milhões de euros (ME) anuais gerados pela fileira da resina, disse ontem o presidente da Resipinus – Associação de Destiladores e Exploradores de Resina.
Este reconhecimento surge na sequência da notícia da classificação Platinum EcoVadis da Signify e da sua inclusão no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones, pelo oitavo ano consecutivo.
No total, foram realizadas mais de 1.664 avaliações junto de consumidores e especialistas, reconhecendo os melhores produtos, serviços e medidas que implementam políticas sustentáveis e promovem mudanças concretas, com um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.
Juntas de Freguesia, Entidades de Proximidade (associações) e cidadãos têm agora mais dias para submeter a sua candidatura ao Prémio Junta-te ao Gervásio, iniciativa da Sociedade Ponto Verde (SPV) que visa distinguir projetos na área da reciclagem das embalagens e da economia circular.
A Zero vai denunciar à Comissão Europeia a má qualidade do ar em Lisboa, em particular na Avenida da Liberdade, devido à presença de dióxido de azoto acima do permitido pela legislação, anunciou hoje a associação ambientalista.
A taxa de aquecimento dos oceanos mais do que quadruplicou nos últimos 40 anos, o que motivou temperaturas oceânicas sem precedentes em 2023 e início de 2024.