E quando são os próprios protagonistas a promover as "fake news" que tanto criticam? Aconteceu com o treinador da seleção nacional de basquetebol da Sérvia, que depois de garantir que a notícia da participação de Nicola Jokic era falsa, acabou por convocá-lo. O poste dos Denver Nuggets lidera hoje a
Partilhada viralmente no X/Twitter e outras redes sociais, no contexto dos Jogos Olímpicos de 2024 que decorrem em Paris, França, a fotografia supostamente retrata a nadadora norte-americana Lia Thomas. E, aparentemente, vislumbra-se a forma de genitais masculinos por debaixo do fato de banho.
A polémica incide sobre os novos navios elétricos da Transtejo. Depois de se saber que dos 10 navios comprados em 2020, nove não tinham baterias, agora denuncia-se que alguns estão a ser “carregados por geradores a gasóleo”. Verdade ou mentira?
Em denúncia enviada ao Polígrafo, um leitor expôs uma situação que enfrentou recentemente: terá sido impedido de embarcar num avião da TAP, que fazia a ligação entre Lisboa e Hamburgo, na Alemanha, após ter apresentado apenas um “cartão de residência”. Mas será que as companhias aéreas podem fazê-lo
De acordo com um gráfico que está a ser difundido nas redes sociais, o candidato do Partido Republicano teria 11 pontos percentuais de vantagem sobre a candidata do Partido Democrata à próxima eleição presidencial dos EUA, agendada para novembro de 2024. Verdadeiro ou falso?
Começa hoje o torneio olímpico de ténis, que decorrerá nos courts de Roland Garros, palco que tem consagrado Rafael Nadal, desde 2005, no Grand Slam com o mesmo nome. Mas qual a dimensão desse domínio? O tenista espanhol (pares) e o português Nuno Borges (singulares) começam a competir já este sábad
Circula nas redes sociais o que aparenta ser um recorte de jornal, publicado a “2 de setembro de 1930”, que informa que os termómetros “marcaram 37,8º à sombra e 68,2º ao sol” no dia “17 de agosto” desse ano. Será que este relato é verdadeiro?
Pelo regulamento olímpico, a organização do maior evento desportivo do mundo é consignada a uma cidade-sede, após a análise das várias candidaturas apresentadas pelos comités olímpicos dos países a que pertencem. Mas será que mais do que 1 país já recebeu simultaneamente os JO?
Confrontado com críticas de falta de negociação à mesa com as Forças Armadas, ontem à noite na TVI, Nuno Melo defendeu-se com o facto de os militares não terem acesso à sindicalização, ao contrário das Forças de Segurança. Confirma-se?
Ícone do esforço levado até à exaustão, Francisco Lázaro morreu durante a maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo (1912). Será este o único caso de óbito durante a competição em 124 anos de Jogos?
"E muitas vezes a disciplinas em que os alunos vão ter exames nacionais", sublinhou o ministro da Educação, na "Grande Entrevista" à RTP3, a 24 de julho, prometendo resolver o problema dos alunos sem aulas (por falta de professores) até ao final da legislatura.
Com presença nos Jogos Olímpicos somente a partir de 1980 (Angola e Moçambique) e 1996 (Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe), as antigas colónias portuguesas estiveram, individualmente, em menos de uma dúzia de edições. Será que já foram ao podium alguma vez?
No espaço de comentário que protagoniza no canal Now, ontem à noite, o ex-ministro das Finanças criticou o atual Governo por estar a "hesitar" quanto à descida imediata do IRS através de um ajustamento das tabelas de retenção, como exigem o PS e o Chega. Nesse âmbito sublinhou que as matérias de nat
Será que, depois de ser apoiada por Joe Biden para se candidatar pelos Democratas à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris pode enfrentar problemas por ter pais estrangeiros?
Os desportos individuais estão em larga maioria nos Jogos Olímpicos – ainda que a sua competição possa, muitas vezes, também ser organizada em pares ou equipas –, por isso mesmo oferecendo sempre o maior contingente de atletas a cada país. Mas, no caso português, será que as modalidades coletivas ai
Com as redes sociais mais ativas do que em qualquer dos
anteriores Jogos Olímpicos (JO), a mais recente edição,
disputada em 2021 devido à pandemia, foi pródiga em
fake news criadas a seu respeito.
Circula nas redes sociais uma afirmação que está a ser atribuída ao guarda-redes da Seleção Portuguesa de Futebol, Diogo Costa, que foi titular em todos os jogos da equipa durante o último Campeonato Europeu de Futebol, na Alemanha. Confirma-se que o atleta atribuiu o seu bom desempenho no embate fr
A desinformação encontrada nas redes sociais sobre imigrantes e refugiados não é um fenómeno novo. Mas, em Portugal, estas narrativas ganharam maior tração nos três meses que antecederam as últimas eleições europeias, no dia 9 de junho. Alegadas situações de violência, a “substituição da classe trab
A suspensão do Comité Olímpico da Rússia dos Jogos Olímpicos (JO) 2024 aguçou as estratégias de desinformação de alguns grupos russos especializados nessas práticas. A Microsoft investigou meses dessa atividade e, num relatório publicado em junho, elencou exemplos concretos, organizando-os conforme
No atletismo, sagrar-se campeão do mundo ou estabelecer um novo recorde mundial são os maiores feitos possíveis fora do âmbito olímpico, ao alcance de um leque restrito de competidores. Será que, em Portugal, algum destes nunca conseguiu conquistar uma medalha nos JO?
No dia em que se inicia o torneio olímpico de futebol, a recordação de um dos maiores escândalos em competições de elite desta modalidade, justamente nuns Jogos Olímpicos (JO): o Peru-Áustria (Berlim 1936)
Por ser um "pacifista", o novo presidente da AIMA tirou os "bastões e as armas aos agentes da ASAE" quando era inspetor-geral? Duarte Marques disse que sim, ontem à noite na CNN Portugal, mas exagerou na análise.
A próxima edição dos Jogos Olímpicos vai decorrer, na cidade francesa de Paris, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto deste ano. Será que existem razões para afirmar, tal como se alega nas redes sociais, que os atletas israelitas estão proibidos de competir neste evento?
António Mendonça Mendes quer Marcelo a pensar mais e a pressionar menos. O ex-secretário de Estado não gosta de ouvir o Presidente da República falar sobre o papel do PS na aprovação do Orçamento do Estado para 2025 e até contou o número de vezes em que isso aconteceu. Nunca diretamente, mas quase s