Chama-se Ouroborous-3 e usa o calor gerado pela combustão para derreter a fuselagem de plástico, que serve como um dos combustíveis. O projeto tem vindo a ser testado desde 2018 e, agora, os cientistas querem fazer melhorias ao sistema e aumentar a escala do projeto.
Elon Musk realçou que, eventualmente, a Starship poderá ser usada em combinação com o Super Heavy para um serviço de transporte com viagens para qualquer parte do mundo em menos de uma hora. Para já, ainda não há qualquer data prevista para o lançamento.
Os cientistas europeus já tinham partilhado na semana passada que as temperaturas do Planeta tinham atingido os níveis mais elevados de que havia registos e agora a NASA confirma que ficaram 1,2 graus Celsius acima dos dados base. O período de Junho a Dezembro foi mesmo o mais extremo em termos de c
O excesso de chuva em algumas regiões e a falta dela noutras afeta a produção agrícola em várias partes do mundo, podendo colocar cerca de 110 milhões de pessoas numa situação de carência alimentar e humanitária.
Este ano as medições dos satélites Copernicus Sentinel-5P mostram que o buraco de ozono sobre a Antártida é um dos maiores de sempre desde que há registo.
Sem tecnologia a suportar os esforços em prol da sustentabilidade é muito mais difícil ter uma visão concreta das iniciativas implementadas pelas empresas e da sua evolução, defende Sofia Tenreiro, partner da Deloitte.
Os corais ficam stressados quando a água está muito quente e isso leva a que expulsem as algas que vivem neles, perdendo a cor. O branqueamento extremo pode deixar um recife vulnerável à fome e a doenças ou mesmo levá-lo à morte.
E se o seu próximo carro chegasse à fábrica pronto a montar como um móvel do IKEA? Esta é a proposta dos criadores do Luvly O. O veículo elétrico ainda é um protótipo, mas a sueca Luvly espera começar a vendê-lo no próximo ano por um preço a rondar os 10.000 euros.
O projeto, concebido para garantir a segurança da infraestrutura elétrica, identifica as intervenções necessárias e reduz o risco de contacto entre a rede e a vegetação circundante, mantendo a integridade das áreas florestais.
A tempestade Daniel deixou um rasto de destruição no sul da Europa, acabando depois por ganhar características semelhantes à de um ciclone tropical ao chegar à Líbia, onde as cheias provocadas já são consideradas das mais mortíferas dos últimos 30 anos.
Com um forro de cortiça aglomerada e revestimento e cavidades feitos com materiais que protegem contra impactos, mantendo a flexibilidade, o Flattie fica com uma dimensão semelhante a um computador portátil de 15 polegadas, quando dobrado.
Esta noite decorreu a segunda superlua de agosto, com um tamanho maior que o habitual, tendo-se aproximado a 357,3 mil quilómetros de distância da Terra.
O Aeolus acabou por reentrar sobre a Antártida, com a maior parte do satélite a arder durante este processo. De acordo com dados da ESA, os fragmentos que restaram poderão ter caído nesse território seis minutos depois da entrada na atmosfera.
Um satélite, uma frota de aeronaves, laboratórios sobre rodas, balões meteorológicos e centenas de cientistas integram a campanha de verão da NASA destinada a observar a qualidade do ar e os níveis de poluição com detalhes sem precedentes.
A ESA confirmou o sucesso da última manobra de reentrada realizada pela equipa de operadores. De acordo com os seus cálculos, o satélite já terá reentrado na atmosfera terrestre.
Atualmente, os operadores da missão estão na segunda fase do processo de reentrada assistida e vão realizar um conjunto de quatro manobras para fazer com que o satélite Aeolus desça até uma altitude de 150 quilómetros.
A ESA já tinha partilhado dados da onda de calor na Europa e esta semana a NASA veio reforçar a ideia com a divulgação da análise de temperaturas, obtidas por estações meteorológicas e instrumentos em navios e boias oceânicas. O site do GISS mostra todos os dados.
O admirável álbum fotográfico do telescópio espacial James Webb continua a crescer a olhos vistos, com imagens que nunca desiludem, a par de resultados científicos surpreendentes. Está aí mais um exemplo (dos dois casos).
A missão terminou em abril deste ano, mas o Aeolus só foi finalmente desligado na semana passada. Com a descida a acelerar, a equipa da ESA está a preparar-se para intervir no processo de reentrada do satélite.
Um relatório publicado pela Casa Branca revela que a investigação sobre modificação da radiação solar é uma área onde os Estados Unidos têm interesse. Mas será que este tipo de tecnologias têm o que é necessário para mitigar as consequências das alterações climáticas e arrefecer a Terra?
A hipótese do 2013 WV44 atingir a Terra está descartada, mas na lista de ameaças continuam milhares de objetos considerados potencialmente perigosos. Sem esquecer a extinção dos dinossauros, no Dia do Asteroide fique a par do que está a ser feito pela defesa planetária.