
É oficial: o prazo para divulgação das notas dos exames nacionais do 9.º ano foi adiado para esta quarta-feira. A confirmação é do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), mas sem que seja avançada qualquer explicação para o adiamento.
“(…) os resultados das Provas Finais do 9.º ano do Ensino Básico serão enviados amanhã, quarta-feira, sendo as pautas afixadas assim que possível, ao contrário do estipulado no calendário da avaliação externa (…). Esta situação causa constrangimentos óbvios às escolas, aos alunos e às famílias, que o MECI reconhece e lamenta”.
Quanto à justificação do atraso e consequente adiamento, a tutela explica que “deve-se a dificuldades técnicas, decorrentes dos novos processos de classificação das Provas Finais do Ensino Básico” mas que, acrescenta, “estão restringidas a um número residual de classificações de provas, que estavam ainda por concluir no momento previsto para envio dos resultados às escolas”.
Assim sendo, podia ter sido revelados os resultados de forma faseada? Podia, admite o Ministério, até porque afeta “apenas um número residual de provas”, mas decidiu a tutela não o fazer para “preservar a integridade do processo de avaliação externa e de classificação das Provas Finais do Ensino Básico, assegurando a igualdade entre alunos no acesso à informação”.
Esta manhã, em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, alertava que os resultados dos exames nacionais de Matemática e de Português deveriam ter chegado na segunda-feira, para que “hoje [terça-feira] logo de manhã cedo as escolas pudessem ter afixado as pautas”, mas tal não aconteceu.
Esta divulgação é importante porque as provas têm uma ponderação de 30% na classificação final e por isso, um aluno com uma nota final interna de 3 mas com um 1 na prova final chumba à disciplina, exemplificou.
Números revelados pelo MECI indicam que no passado dia 25 de junho, foram realizadas “97.352 provas de Português, o que corresponde a 99% das provas previstas. No dia 20 de junho, foram realizadas 97.450 provas de Matemática, correspondendo a 99% do total de provas previstas”.
Mas, a realização, pela primeira vez em todo o país, das provas em provas em formato digital “foi um desafio para todo o sistema educativo” e “um esforço conjunto, a começar pelos diretores e professores, mas também dos serviços do MECI, que asseguraram as condições nas salas de aula”.
[Notícia atualizada às 18:56]