Mais de 160 jornalistas e representantes de meios de comunicação reúnem-se a partir de hoje com a "tarefa urgente" de adotar a inteligência artificial (IA) para evitar tornarem-se "vítimas" da mudança, num evento em Miami.

Trata-se do evento SIPConnect 2025 da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), sob o tema "Reinventando o Futuro dos Media", que reúne até sexta-feira líderes de organizações e empresas como Google News Initiative, Agência EFE, Fundação Knight, TV Azteca, Infobae, Telemundo, Univision, Organização Editorial Mexicana e RC Noticias.

"O lema que nos une, 'Reinventando o Futuro dos Media', não é uma declaração retórica, é uma tarefa urgente. Temos de abordá-la logo, porque o ambiente em que trabalhamos está a ser redesenhado a uma velocidade sem precedentes e, se não formos protagonistas dessa mudança, seremos suas vítimas", declarou o presidente da SIP, José Roberto Dutriz, no discurso de abertura.

A IA é o tema central do fórum da SIP, um grupo de mais de 1.300 publicações da região, que acontecerá de quarta a sexta-feira para "garantir que essas ferramentas potencializem o trabalho jornalístico sem substituir sua essência", disse o líder da organização.

O objetivo também é permitir que jornalistas "identifiquem riscos, como manipulação automatizada ou vieses algorítmicos, e os combatam com transparência, ética e senso crítico".