
Cansados de esperar pela reabilitação e pavimentação do Caminho da Levada da Serra, os moradores e utilizadores deste arruamento da freguesia de Santo António da Serra resolveram bater à porta da Câmara Municipal de Machico, reivindicando uma solução para este problema que já se arrasta há vários anos.
O encontro com Ricardo Franco está agendado para as 11h30 deste sexta-feira e servirá para discutir o estado do referido arruamento, que abrange os concelhos de Machico, mas também o de Santa Cruz.
O Caminho da Levada da Serra tem uma extensão de cerca de um quilómetro e há mais de 20 anos que se mantém em terra batida, situação que causa grandes constrangimentos a quem utiliza aquele arruamento com regularidade.
“Este caminho torna-se uma ribeira de pedras e lama no período das chuvas e um deserto de pó e poeiras no período estival”, referiam os representantes dos moradores e utilizadores do caminho, num comunicado enviado ontem às redacções. Neste momento, em virtude dos grandes buracos que esta via apresenta, só pode ser utilizada por viaturas todo-o-terreno ou de chassis elevado.
Em Maio de 2022, o presidente da Câmara de Machico terá prometido a reabilitação da parte do caminho que cabe àquele concelho, logo após a recuperação do cemitério do Porto da Cruz, esta última já executada. Mas, o Caminho da Levada da Serra mantém-se por recuperar, razão que leva aos utilizadores agora a bater à porta da autarquia, na esperança de encontrar uma solução para o problema.
Mas há mais para ter em conta na agenda desta sexta-feira, dia 29 de Julho.
Agenda
10h00 - Ireneu Cabral Barreto recebe, em audiência, o Embaixador do Paquistão em Portugal, Muhammad Khalid Ejaz, no Palácio de São Lourenço.
19h00 - inauguração da exposição de pintura ‘RALLYE’, que celebra a história do Rali da Madeira. Mostra estará patente ao público entre 29 de Julho e 7 de Agosto, no Centro de Congressos da Madeira.
21h30 – no âmbito do Rali da Madeira 2025, acontece a sessão de autógrafos com os pilotos da edição deste ano, no Casino da Madeira, onde vão estar em exposição algumas das viaturas.
Efemérides
1808 - Invasões Francesas. O Exército de Bonaparte, comandado por Loison, toma a cidade de Évora.
1861 - Portugal declara-se neutral em relação à guerra civil Americana.
1886 - O Governo português decreta a reorganização do ensino nos liceus, definindo programas pedagógicos e melhorando o estatuto dos professores.
1946 - Começa, em Paris, França, a conferência das 21 nações aliadas, na II Guerra Mundial, para a elaboração dos tratados de paz.

1957 - Nasce a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) com a ratificação dos seus estatutos pelo Presidente norte-americano Eisenhower.
1968 - O Papa Paulo VI sublinha a oposição da Igreja Católica Romana aos métodos artificiais para o controlo de nascimentos.
1991 - Relatório das Nações Uniudas (ONU) denuncia a exploração do trabalho infantil no mundo, incluindo Portugal.
2005 - O Governo aprova uma proposta para aumento progressivo da idade de reforma dos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações dos 60 para os 65 anos.

2008 - O Tribunal Constitucional declara inconstitucionais oito normas do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, aprovado por unanimidade no Parlamento em junho. O pedido de fiscalização foi feito pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
2013 - A proposta do Governo sobre o aumento do horário de trabalho no Estado de 35 para 40 horas semanais é aprovada em votação final no Parlamento.
2020 - A Comissão Europeia anuncia a assinatura de um contrato de 63 milhões de euros com a farmacêutica Gilead para assegurar tratamentos com Remdesivir na União Europeia (UE), após este medicamento antiviral ter sido autorizado para combater a covid-19.
2024 - O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclama oficialmente como Presidente Nicolás Maduro.

Pensamento do dia
Não há certeza alguma neste mundo e tanto basta para dar alforria ao espírito do homem. Ricardo Jorge (1858-1939), médico, cientista, historiador e investigador português.