
O Presidente dos Estados Unidos anunciou, esta terça-feira, um novo sistema de defesa norte-americano, denominado Golden Dome (Cúpula Dourada, em português). O projeto, que terá um custo estimado em cerca de 175 mil milhões de dólares (155 mil milhões de euros), deverá estar operacional em 2029, ou seja, no final do seu mandato.
Em declarações aos jornalistas, na Sala Oval da Casa Branca, Donald Trump revelou que este sistema será totalmente construído em solo norte-americano e liderado pelo General Michael A. Guetlein, vice-chefe de Operações Espaciais da Força Espacial dos Estados Unidos (USSF).
"Hoje é um grande dia para a nação, pois reforçamos a proteção da pátria. Como sabem, os nossos adversários tornaram-se muito capazes e muito determinados em pôr a pátria em risco", afirmou Michael A. Guetlein, citado pela Reuters .
Contará ainda com a colaboração de várias agências do Departamento de Defesa, incluindo a Agência de Defesa Contra Mísseis (MDA)e o Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO).
Como irá funcionar o Golden Dome?
Inspirado no sistema israelita "Cúpula de Ferro", o projeto visa proteger os Estados Unidos contra ameaças de mísseis balísticos e hipersónicos, incluindo lançamentos espaciais.
"Isto é muito importante para o sucesso e até para a sobrevivência do nosso país. O mundo lá fora é muito cruel", justificou Donald Trump.
O Golden Dome será o primeiro sistema de defesa do país a operar no espaço, utilizando satélites para interceptar mísseis em todas as fases do voo: pré-lançamento, lançamento inicial, meio curso e descida.
"Quando estiver totalmente construída, a Golden Dome será capaz de interceptar mísseis, mesmo que sejam lançados do outro lado do mundo, e mesmo que sejam lançados do espaço", garante.
De acordo com o The Guardian, empresas como a SpaceX, liderada pelo magnata Elon Musk, estão a competir por contratos relacionados com projeto, embora o processo de seleção ainda esteja em fase inicial.
Durante a conferência de imprensa, Donald Trump disse que não falou com Vladimir Putin sobre este projeto. Acrescentou ainda que a Geórgia e o Alaska vão estar envolvidos no desenvolvimento do Golden Dome e que o Canadá também está interessado em fazer parte deste novo sistema de defesa dos Estados Unidos.
Trump assinou decreto e a Rússia criticou
Recorde-se que no início do ano, Donald Trump assinou uma ordem executiva que aprova o desenvolvimento de uma “Cúpula de Ferro americana”.
O exército norte-americano já tem um sistema semelhante ao israelita. No entanto, este novo decreto previa a criação de uma "uma série de sistemas avançados" no espaço, com o intuito de "detectar e abater ataques aéreos contra os Estados Unidos".
Na altura, a Rússia criticou o plano do Presidente dos Estados Unidos, considerando-o um plano "comparável à Guerra das Estrelas", defendido por Ronald Reagan durante a Guerra Fria.
"Consideramos que se trata de uma nova confirmação da intenção dos Estados Unidos de tra n sformar o espaço numa arena de confronto armado e de aí implantar armas", disse Maria Zakharova, porta-voz da diplomacia russa, durante uma conferência de imprensa.
[Artigo atualizado às 22:28]