De acordo com o Idealista, entre Abril e Junho, foram registadas mais de 14 mil moradias de luxo à venda junto ao mar, uma oferta 10% superior à do mesmo período de 2024.

Revela que "Cascais, Loulé e Lagos lideram em número de moradias de luxo disponíveis por mais de 1 milhão de euros, com mais de mil imóveis em cada concelho".

Diz também que "a oferta aumentou em 31 dos 44 concelhos analisados, destacando-se Santa Cruz (+91%) e Funchal (+85%), ambos na Madeira".

Já na Margem Sul do Tejo, Alcochete (+81%) e Setúbal (+79%), conforme acrescenta, "registaram fortes subidas na oferta".

O Idealista adianta ainda que "a procura por moradias de luxo cresceu em 18 concelhos no último ano, incluindo Póvoa de Varzim (procura duplicada), Faro (+85%), Aljezur (+83%) e Lagos (+41%)".

Diz também que "Grândola registou o preço mediano mais elevado no 2.º trimestre de 2025: 2,7 milhões de euros (+11% face a 2024)".

Em 10 municípios costeiros, conforme sustenta, "o preço mediano supera os 2 milhões de euros: Grândola, Cascais, Lisboa, Loulé, Almada, Oeiras, Lagos, Alcácer do Sal (Comporta), Sesimbra e Albufeira".

Por fim, revela que, no Porto, "o custo ronda 1,7 milhões de euros".