Aproxima-se a hora das decisões na 2.ª Liga e a corrida a três pelo título está verdadeiramente ao rubro: Tondela, Alverca e Vizela partem para a última jornada com legítimas possibilidades de se sagrarem campeões. É claro que há cenários teoricamente mais fáceis e expectáveis, mas quando se trata de futebol é mesmo melhor colocar todas as possibilidades em cima da mesa. Vamos a isso.

Tondela lidera com 61 pontos, mais um do que o Alverca e dois do que o Vizela. Para a formação beirã festejar a conquista do campeonato tem somente que fazer um resultado igual aos adversários. Caso contrário, a questão do confronto direto passa a ter um peso enorme nestas contas. É que o Tondela perde diretamente nos duelos com os outros dois concorrentes, querendo isto dizer que não pode empatar pontualmente com nenhum deles. Se perder, tem que esperar que a turma ribatejana não pontue e que o Vizela não ganhe. Se empatar, irá necessitar que o Alverca e o Vizela não ganhem.

Tondela campeão se:2.ª Liga

- Vencer

- Em caso de derrota, o Alverca não pode pontuar e o Vizela ganhar

- Em caso de empate, Alverca e Vizela não podem ganhar

Passemos ao Alverca, que ganha a todos no confronto direto. A equipa de Vasco Botelho da Costa, que tem esta almofada de conforto, está obrigada a fazer melhor do que o Tondela, mas há aqui uma pequena nuance. O Alverca até pode empatar, é certo, mas precisa sempre que os auriverdes percam e que o Vizela não ganhe. Em caso de vitória, tem somente que esperar que o Tondela não vença.

Alverca campeão se:

- Se ganhar e o Tondela não ganhar

- Se empatar, precisa de uma derrota do Tondela e que o Vizela não ganhe

Por fim, chegamos ao Vizela, que ganha no 'mano a mano' ao Tondela e que perde com o Alverca. O vizelenses têm forçosamente que ganhar o último jogo e esperar que os outros dois não ganhem.

Vizela campeão se:

- se ganhar e os outros dois não vencerem

Na 34ª e última jornada, o Tondela desloca-se a casa da União de Leiria, ao passo que o Alverca recebe o Portimonense e o Vizela mede forças com o Marítimo, na Madeira.