SC Braga e FC Porto prometem luta acérrima pelo 3.º lugar nas restantes quatro jornadas do campeonato, tentando fugir à UEFA Conference League na próxima época, mas, no caso dos dragões (e no dos minhotos também, mas com mais condicionantes), até o 4.º, onde estão neste momento, poderá dar apuramento direto para a fase de liga da UEFA Europa League de 2025/26.

Para que tal aconteça, na final da Taça de Portugal terão de estar Sporting (venceu o Rio Ave na primeira mão das meias-finais por 2-0) e Benfica (goleou o Tirsense por 5-0), o que iria imediatamente libertar a vaga de apuramento direto reservada ao vencedor da competição para o 3.º classificado.

Assim, o 4.º garantiria lugar na 2.ª pré-eliminatória da UEFA Europa League e o 5.º da liga portuguesa, nesta altura o Vitória de Guimarães (um ponto à frente do Santa Clara), carimbaria o apuramento para as eliminatórias da UEFA Conference League.

A este dérbi no Jamor é preciso acrescentar uma outra condicionante no caso dos azuis e brancos, que ficariam a torcer por Chelsea, Betis ou Fiorentina como vencedores da UEFA Conference League e ainda dependentes de que estas três equipas terminassem os respetivos campeonatos entre os 6 primeiros lugares. O que, nesta altura, não se verifica por completo.

Em Inglaterra, os londrinos estão em 5.º, em igualdade pontual com Nottingham Forest e Aston Villa; na LaLiga, o Betis é precisamente 6.º, com 48 pontos e tem quatro de avanço para o Maiorca (e ainda um jogo a menos); por fim, em Itália, o conjunto de Florença é 8.º com 53 pontos, a quatro do 6.º mas ainda com um jogo em atraso, adiado devido à morte do Papa.

Assim sendo, apenas a vitória dos suecos do Djurgarden, o outro semifinalista da UEFA Conference League, não serviria ao interesse do FC Porto, que aproveitaria o apuramento direto de Chelsea, Betis ou Fiorentina para a UEFA Europa League como vencedores da Conference para, como equipa com melhor coeficiente do ranking UEFA nas eliminatórias de acesso, dar o salto diretamente para a fase de liga.

O mesmo cenário se poderá aplicar ao SC Braga, caso a equipa de Carlos Carvalhal termine a Liga no 4.º lugar e se verifiquem todos os cenários acima descritos, mas os minhotos teriam de esperar que Club Brugge, Feyenoord, Dínamo Zagreb e Shakhtar Donetsk, todos à sua frente no ranking da UEFA, não se apurassem para as eliminatórias de acesso à competição para ficarem eles com essa vaga.

Complicado? Sim, mas também possível.