Depois de uma época muito aquém das expectativas no plano desportivo, o FC Porto tem encarado este mercado de transferências como uma oportunidade para dar as melhores condições possíveis a Francesco Farioli, treinador recém chegado ao reino do dragão.

Assim, depois de ter já apresentado João Costa, Dominik Prpic, Gabri Veiga e Borja Sainz como reforços para 2025/26, os portistas apontam agora baterias ao mercado nórdico, mais concretamente ao FC Kobenhavn.

De acordo com vários órgãos de comunicação social, tanto nacionais como internacionais, os azuis e brancos já terão chegado a acordo com o emblema dinamarquês por Victor Froholdt, médio de apenas 19 anos.

Ao que tudo indica, o negócio será feito por 20 milhões de euros fixos + 2 milhões de euros mediante a concretização de objetivos. De resto, o conjunto da capital da Dinamarca já confirmou que estão a decorrer negociações entre os dois clubes.

Numa altura em que a opção Kenneth Taylor parece ir perdendo alguma força, há a expectativa para perceber se Victor Froholdt terá mesmo a sua primeira experiência longe de casa na cidade do Porto.

Como joga Victor Froholdt?

Atendendo aos rumores que têm surgido envolvendo o FC Porto, torna-se evidente que o conjunto agora orientado por Francesco Farioli tem na contratação de um médio-centro uma das suas grandes prioridades.

Entrando de forma um pouco mais aprofundada nesta questão, o facto de nomes como Richard Ríos terem sido colocados na órbita do dragão dão ainda mais força à opção Victor Froholdt.

Victor Froholdt
2024/2025
Médio
19 anos
53
Jogos
3484
Minutos
6
Golos
3
Assistências
4 0 0 2x

Não que o dinamarquês e o colombiano joguem exatamente da mesma forma.; no entanto, há algumas semelhanças nos papéis que ambos desempenham em campo.

À semelhança do agora jogador do Benfica, o jovem escandinavo é um box-to-box muito físico e intenso. Aliás, um dos aspetos que sobressai quando se analisa a forma de jogar de Froholdt tem precisamente a ver com o à vontade que este tem para usar o corpo nos duelos. Com 1,87m, o médio não hesita nem por um momento em procurar o contacto, dando até a ideia que gosta efetivamente de o promover.

A isto alia uma capacidade muito interessante de progredir com bola, sendo habitual vê-lo queimar linhas em progressão, e um grande raio de ação. Pese embora as funções que desempenha em campo não 'exijam' que seja um finalizador, fechou a temporada 2024/25 com seis golos e três assistências em 53 partidas disputadas, números interessantes.

Europa atenta

Nascido a 25 de fevereiro de 2006 na cidade de Copenhaga, Victor começou a jogar futebol no Vallensbæk IF, sendo que, com apenas 12 anos, transferiu-se para o emblemático FC Kobenhavn.

O jovem foi traçando o seu caminho nos escalões de formação do clube e, a 27 de setembro de 2023, foi premiado com a estreia na equipa principal. Num cenário digno de conto de fadas, Froholdt entrou aos 57 minutos de um jogo frente ao IF Lyseng, a contar para a Taça da Dinamarca, e ainda foi a tempo de marcar um dos golos no triunfo por 9-0.

A partir daí foi crescendo e, em 2024/25, agarrou em definitivo o lugar na equipa principal. Foi titular em 36 dos 53 jogos que disputou e acabou por ser eleito o 'jogador jovem do ano' do campeonato dinamarquês. No plano coletivo, o conjunto da capital conquistou mesmo campeonato e Taça na temporada em questão.

O seu bom desempenho rapidamente chamou a atenção de grandes clubes europeus, havendo relatos do interesse de Borussia Dortmund, Tottenham e Eintracht Frankfurt.

Ao que tudo indica, este último terá mesmo chegado aos 17 milhões de euros para garantir os préstimos da nova coqueluche do futebol dinamarquês. No entanto, este valor terá sido insuficiente para convencer o FC Kobenhavn.

Portugal já é especial

Independentemente do desfecho da negociação entre FC Porto e FC Kobenhavn, uma coisa é certa: Portugal é já um país especial para Victor Froholdt. Confuso? A explicação é simples.

Internacional pelo seu país desde os sub-15, o agora alvo dos azuis e brancos estreou-se pela seleção A em março deste ano, no Portugal 5-2 Dinamarca. Pese embora o resultado não tenha sido aquele que o médio e os dinamarqueses pretendiam, a verdade é que o orgulho de representar o seu país ao mais alto nível já ninguém pode tirar a Froholdt.

Daí para cá voltou a jogar mais uma vez pela Dinamarca, no caso frente à Lituânia, e é apontado por muitos como um dos elementos que podem fazer a diferença na próxima geração do futebol dinamarquês. Neste lote está também Conrad Harder, avançado do Sporting que também já se estreou pela seleção principal do seu país.

Ainda no Sporting, há a particularidade de Froholdt pisar terrenos semelhantes aos de Morten Hjulmand.

Pedirá o possível reforço do FC Porto conselhos aos compatriotas para uma eventual mudança para Portugal?

(Notícia atualizada às 13h30)

55
Jogos
61
7.13
Rating
7.27
2.12
Expected Goals
10.07
6
Golos
16
3
Assistências
11
12.0 M €
Valor de Mercado
27.0 M €