O histórico CD Tenerife viu confirmada a descida de divisão, no passado sábado. Quando estão ainda em disputa nove pontos, os Chicharreros já não têm matematicamente hipóteses de chegar ao último lugar que concede a manutenção na LaLiga Hypermotion, uma vez que se encontram a 12 pontos de distância do Real Zaragoza.

Com uma passagem na antiga Taça UEFA, onde apenas foi eliminado nas meias-finais e um 5.º lugar no principal escalão espanhol, registado na temporada 1995/96, à frente de Real Madrid, o clube não aguentou os maus resultados e voltou a descer à Primera División RFEF, competição que não disputa desde 2012/13.

Os comandados de Álvaro Cervera entraram em campo para a Jornada 39 já despromovidos, apresentando 13 pontos de desvantagem com apenas 12 em disputa. A equipa de Santa Cruz de Tenerife contabilizou, esta época, apenas oito vitórias, 12 empates e 19 derrotas e não vence há cinco jogos consecutivos, onde conta todos como empates.

A formação espanhola não disputa a Liga Espanhola desde 2009/10, numa temporada que terminou com o Barcelona, orientado por Pep Guardiola, como campeão e onde Cristiano Ronaldo tinha, na altura, apenas 25 anos. Com esta conjugação de resultados, não se prevê que o clube chegue novamente aos mais altos palcos do futebol espanhol, a breve prazo.