
A Aprilia está a tentar ter uma exceção às regras para que Jorge Martín possa fazer um teste numa moto de MotoGP antes de voltar a competir – depois das lesões sofridas em fevereiro que o afastaram de toda a pré-época.
Para além de não ter podido adaptar-se a uma moto nova para si, o campeão do ano passado fez pouco mais de uma dezena de voltas numa moto de MotoGP desde novembro de 2024 – o que é significativo do ponto de vista do ritmo e da habituação.
Por isso mesmo, o construtor de Noale quer dar a Martín um teste em pista na RS-GP antes de o colocar num Grande Prémio. Mas estará a encontrar oposição de pelo menos um dos outros construtores.
Da parte da LCR Honda, o proprietário Lucio Cecchinello disse ao site GPOne.com que concorda com a ideia, mas considera que seria melhor evitar uma mudança de regras a meio do ano:
– Faz absolutamente sentido e concordo. É claro que foi um episódio infeliz, é lamentável infligi-lo ainda mais no piloto. A proposta merece atenção, mas é também verdade que as regras não devem ser mudadas mês a mês por necessidade de alguém. O conceito está correto, mas talvez fosse mais apropriado falar sobre isto para 2026.
O italiano sublinhou que, se existir uma mudança agora, pode haver um precedente: ‘O risco é definir um precedente, ir mudar as regras sempre que há um interesse específico de um construtor, seja a Honda, Yamaha, Ducati, KTM. O Massimo [Rivola, diretor-executivo da Aprilia] está correto, isso foi algo que nos faltou, façamos uma nova regra, mas para 2026’.