
Depois de uma boa campanha ao serviço do Arouca, Chico Lamba rumou ao futebol francês. Foi esta segunda-feira anunciado como reforço do histórico Saint-Étienne.
A transferência foi consumada por um valor na ordem dos seis milhões de euros que, segundo a imprensa nacional e francesa, pode ainda chegar aos oito caso sejam cumpridos certos objetivos. Um encaixe importante para os arouquenses, mas também para o Sporting, que tinha 50 por cento de uma futura venda e por isso ficará com pelo menos três milhões.
Contando o valor base da transferência, mesmo que não vá todo para os cofres dos lobos, trata-se, ainda assim, da segunda maior transferência na história do clube, que iguala a venda de Cristo ao Al-Sadd e é superada apenas pela saída de Rafa Mújica para o mesmo clube catari, há um ano, por 10 milhões de euros.
«Estou muito feliz e orgulhoso por assinar com este grande clube. Quando era mais novo, via os jogos dos les verts, lembro-me dos do Aubameyang, por exemplo, e já vi imagens da atmosfera incrível no Chaudron, da presença dos adeptos nos estádios por toda a França», disse às plataformas oficiais do clube.

Chico Lamba fez 28 jogos pelo Arouca, 26 dos quais na Primeira Liga, depois de chegar ao clube a custo zero. As boas exibições valeram-lhe um lugar na seleção sub-21 de Portugal, onde foi titular e totalista no Euro deste verão.
Recorde-se que o Saint-Étienne terminou no 17º lugar da Ligue 1 e por esse motivo não escapou à descida de divisão. A contratação do luso-guineense, que vestirá a camisola 15, será parte de um projeto que tem como objetivo a subida imediata de regresso ao principal escalão.