
A companhia estatal Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) anunciou o lançamento de um concurso internacional para contratar consultores que vão elaborar o plano estratégico da empresa para o período de 2026 a 2031.
O objectivo, segundo o comunicado da empresa, é ajudar a administração a redefinir a posição da companhia no mercado, analisando rotas, oportunidades e acções estratégicas essenciais que garantam a viabilidade e sustentabilidade da empresa.
Numa altura em que várias companhias aéreas europeias estão a abrir novas rotas para as ilhas cabo-verdianas, a empresa explicou que, após os impactos da pandemia de covid-19, o sector dos transportes em Cabo Verde “tem enfrentado grandes desafios, com mudanças no mercado e o surgimento de novos concorrentes” e, para dar resposta a este novo contexto, decidiu lançar este concurso.
A estratégia a definir terá em conta o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS), que inclui como um dos objectivos a implementação de um centro de ligações aéreas na ilha do Sal e deverá também demonstrar de que forma a TACV contribui para o desenvolvimento do país.
“A companhia de bandeira nacional pretende atrair consultores com experiência comprovada em projectos semelhantes, que tragam uma visão inovadora e uma abordagem abrangente”, refere.
“Acreditamos que um plano estratégico e de negócios sólido é fundamental para reforçar a nossa posição no sector da aviação em Cabo Verde e na região, pelo que a TACV reafirma o seu compromisso em promover o desenvolvimento sustentável e em fortalecer a sua posição no mercado, sempre com o objectivo de oferecer um serviço de excelência aos seus passageiros”, sublinha o documento, citado pela Lusa.