Esta quinta-feira, 10 de julho, é um dia especial para o futebol português. Assinalam-se nove anos da conquista do Euro 2016 pela seleção portuguesa de futebol. Éder Lopes foi o grande herói ao marcar o golo da vitória da equipa das quinas, na final frente à França, durante o período de prolongamento. Quase uma década depois, a equipa portuguesa tem novos protagonistas e Éder disse adeus aos relvados. Mas o que é que mudou ao longo destes nove anos na vida do ex-jogador?

No ano em que Portugal conquistou, pela primeira vez, o título de campeão europeu, Éder representava as cores do emblema francês Lille. Cerca de um ano depois, mudou-se para o clube russo Lokomotiv de Moscovo, onde conquistou um campeonato russo, duas Taças da Rússia e uma Supertaça. Ainda em 2017, subiu ao altar com a modelo belga Sanne Ladera, numa cerimónia que decorreu no Algarve.

Em 2018 e 2020, Éder viveu dois dos momentos mais marcantes da sua vida: o nascimento dos filhos Kaïe Rio, respetivamente. Os dois meninos são fruto do seu casamento com Sanne Ladera e nas redes sociais multiplicam-se os retratos de família.

Éder Lopes ao lado da mulher e dos dois filhos
Éder Lopes ao lado da mulher e dos dois filhos Reprodução Instagram, DR

Entretanto, na época 2021/2022, o então jogador mudou-se para o Al-Raed, da Arábia Saudita, último clube que representou. Terminada a carreira de futebolista, Éder não deixou de estar ligado ao futebol. Em 2024, o herói português no Euro 2016 foi convidado para integrar a Federação Portuguesa de Futebol, com "funções de acompanhamento das seleções nacionais de formação (futebol masculino e feminino) e da área de intervenção social da FPF”, conforme explicou o organismo na altura.

Desta forma, é possível ver ainda Éder nos grandes palcos do futebol. Em maio deste ano, Éder pisou o relvado do Estádio José Alvalade em Lisboa, como um dos embaixadores da final da Liga dos Campeões feminina, que opôs as equipas do Barcelona e do Arsenal.

Recentemente, Éder Lopes marcou também presença no programa Os Novos Donos da Bola, na SIC Notícias, onde falou sobre o triunfo de Portugal na Liga das Nações e, inevitavelmente, lembrou o golo marcado na final do Euro 2016, em Paris, França.