
O extremo espanhol Borja Sainz, de 24 anos, está a caminho do FC Porto, numa transferência que deverá rondar os 16 milhões de euros. O jogador vai assinar um contrato de quatro ou cinco temporadas com os azuis e brancos, tornando-se assim mais uma peça no novo plantel liderado por Francesco Farioli.
Formado nos históricos Athletic Bilbao e Alavés, Borja Sainz estreou-se como sénior pelo Alavés e passou também pelo Saragoça e pelo Giresunspor da Turquia. Nas duas últimas temporadas, destacou-se ao serviço do Norwich City, em Inglaterra, somando 82 jogos, 27 golos e 6 assistências.
As boas exibições no futebol britânico despertaram o interesse do FC Porto, que avançou com uma proposta concreta. O extremo espanhol, que também representou a seleção sub-19 de Espanha (com 3 jogos e 2 golos), deve chegar à cidade do Porto nas próximas horas para realizar os exames médicos e oficializar o vínculo com os dragões.
A contratação foi facilitada pela recente renovação de Nico Williams com o Athletic Bilbao, que afastou a possibilidade do regresso de Borja Sainz ao País Basco. Com a porta de Bilbao fechada, a entrada para o Estádio do Dragão ficou escancarada.
Borja junta-se, assim, a João Costa (ex-Estrela da Amadora) e Dominik Prpic (ex-Hajduk Split) como os primeiros reforços confirmados para a nova temporada portista.