
Aterragem na Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, pelas 18:47 UTC de 19 de Junho de 2025, da aeronave C-130H “Hercules” (16806) da Esquadra 501 – “Bisontes” da Força Aérea Portuguesa (FAP) que, tendo descolado da BA6 pelas 09:15 UTC de 16 de Junho de 2025 rumo ao Chipre, desenvolveu ao longo dos dois dias seguintes, 17 a 18 de Junho de 2025, a “ponte aérea” entre o Egipto e o Chipre, evacuando 120 pessoas, maioritariamente cidadãos portugueses.

Decorrente da Operação “Rising Lion”, lançada por Israel contra a República Islâmica do Irão na na madrugada de 12 para 13 de Junho de 2025, e face aos contra-ataques iranianos com mísseis balísticos, a Autoridade de Aviação Civil de Israel (CAAI) encerrou o espaço aéreo israelita a 13 de Junho de 2025, situação que se manteria até dia 18 de Junho de 2025 – voltando a encerrar 4 dias depois, a 22 de Junho de 2025, decorrente do lançamento da Operação “Midnight Hammer” pelas Forças Armadas dos Estados Unidos atacando três infra-estruturas nucleares do Irão. O espaço aéreo seria re-aberto a 24 de Junho de 2025.
Deslocando-se por via rodoviária, seguiram pela fronteira Sul de Israel com o Egipto, entre Eilat e Taba, alcançando Sharm el-Sheikh, no extremo Sul da Península do Sinai, no Egipto. Partindo de Tel-Aviv trata-se de uma viagem de cerca de 570 km (200 km dos quais correspondentes ao troço final entre Taba e Sharm el-Sheikh).
A partir do aeroporto internacional de Sharm el-Sheikh (ICAO: HESH) foram recolhidos pelo C-130H da FAP e transportados para o Aeroporto Internacional de Larnaca no Chipre (ICAO: LCLK), a cerca de 750 km a Norte (cerca de 1 hora e meia de voo). A partir de Chipre, num voo comercial da TAP, rumaram a Lisboa 69 pessoas, 48 das quais cidadãos portugueses, tendo aterrado no Aeródromo de Trânsito N.º 1 (AT1), coloquialmente “Figo Maduro”, pelas 19:45 UTC de 19 de Junho de 2025.
Chipre é um estado membro da União Europeia desde 2004 e a ilha soberana com maior população no Mediterrâneo (1,3 milhões de habitantes). A “Royal Air Force” opera em Chipre a partir da sua Base Aérea de Akrotiti, no Sul da ilha. Trata-se de uma “Permanent Joint Operating Base” que presta apoio às actividades estratégicas das Forças Armadas do Reino Unido no Mediterrâneo e no Médio Oriente, bem como às autoridades da República de Chipre em matérias policiais e de protecção civil.
O C-130H “Hercules” é uma aeronave quadrimotor, equipada com 4 motores ALLISON T-56-A-15 de 4 910 hp cada, que lhe permitem alcançar uma velocidade máxima de 589 km/h com um alcance operacional de 6 480 km. Com 29,79 metros de comprimento e uma envergadura de asa de 40,41 metros, pode descolar com um peso máximo de 70 toneladas (com um “payload” de 19 toneladas). Tripulado por 6 elementos, pode transportar 128 passageiros ou 92 paraquedistas equipados.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”