
No próximo domingo, dia 13 de Julho, a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural (ADSC) do Vale do Cobral, vai organizar mais uma iniciativa de angariação de receitas para a construção do novo lar, que designou de “Churrasco Solidário”.
Propositadamente, o evento vai decorrer no terreno e instalações do Lar, “para que a população possa verificar de perto a evolução das obras e o erguer paulatino do sonho alimentado por sucessivas gerações”, é referido.
Note-se que obra da ADSC Vale do Cobral, que, para além do Lar, comporta instalações para Centro de Dia e Apoio Domiciliário, com prazo de execução de 24 meses, foi adjudicada à empresa Fonseca e Fonseca por cerca de 2,8 milhões de euros. O Estado comparticipa, através do programa PARES 3.0, com 1,8 milhões de euros.
“Mais de um milhão de euros, é, pois, a soma astronómica que cabe à ADSCVC angariar. Mas o povo não se intimida com a grandeza dos números e confia na sua capacidade de realização, na sua experiência de auto-construção de equipamentos coletivos, no seu querer profundo de dispor na freguesia de uma “casa amiga” que os acolha na velhice, com qualidade, segurança e carinho”, adianta a instituição e, comunicado.
“Por isso, no próximo domingo, lá vamos estar todos, em mais uma jornada solidária, para colher “mais um grão”, com que havemos de encher o saco do que nos falta”, lê-se.
A organização preparou um “programa rico e diversificado”: os amantes da natureza e dos passeios matinais podem inscrever-se por 2,5 euros, na Caminhada Rota das “Antropomórficas”, que sairá ás 8,30 da Jariça (Lar), com passagem pelas Sepulturas Antropomórficas de S. Bartolomeu, num percurso de mais ou menos duas horas. A Missa Campal, será às 12h00 no terreno adjacente à obra do Lar, celebrada pelo padre António Loureiro e que terá na Tuna e Cantares da AAMeruge o acompanhamento musical nos cânticos. O Churrasco Solidário, que custará 12,50 euros, será servido pelas 13h00 e constará de Caldo Verde, Grelhada Mista com Arroz de Feijão e Sobremesa.
Esta é “uma boa proposta para uma manhã de domingo ativa, espiritual, gastronómica e de ajuda solidária a uma causa justa: a construção do Lar da ADSCVale do Cobral.”
