
Numa iniciativa da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Cortegaça
No próximo domingo, 13 de julho, às 21h30, a Alameda Padre Manuel Dias da Silva, em Cortegaça, tendo como enquadramento a fachada da Igreja Matriz, será palco de um momento especial: um concerto a Santa Marinha, protagonizado pela Banda Sinfónica de Ovar, que presta homenagem à obra de Frei Hermano da Câmara, numa iniciativa da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Cortegaça que visa proporcionar momentos culturais de excelência, acessíveis a todos e, em simultâneo, valorizar o património do concelho.
“Perspetiva-se um serão de excelência em que a música é o mote para uma celebração em comunidade”, antecipa Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que defende que “estas ações descentralizadas são importantes contributos para a valorização cultural, social e económica do território”.
Com arranjos musicais de Pedro Pires e sob a direção do Maestro Ascendino Silva, o espetáculo vai revisitar algumas das mais emblemáticas composições de Frei Hermano, numa fusão única entre a grandiosidade da Banda Sinfónica de Ovar e a intimidade das cordas da viola da guitarra portuguesa e a voz sublime de Rui Vaz.
Memória, tradição e modernidade dão assim as mãos para um concerto diferenciado, onde a espiritualidade, a arte e a portugalidade se encontram.
Frei Hermano da Câmara foi um religioso e fadista português nascido em Lisboa, em 1934, oriundo de uma família aristocrata ligada ao fado. Tornou-se monge beneditino e combinou a música mística religiosa com o fado, ganhando reconhecimento nacional.