
O Comando Territorial dos Açores da GNR apreendeu, no dia 8 de julho, 240 quilos de atum-bonito (Katsuwonus pelamis) no concelho de São Roque do Pico, na Ilha do Pico. A apreensão ocorreu durante uma ação de fiscalização dirigida ao controlo das atividades da pesca.
Segundo a GNR, o pescado foi encontrado numa viatura de venda ambulante sem ter sido submetido ao regime obrigatório de primeira venda em lota. Durante a operação, foi identificado um homem de 39 anos, mestre e proprietário da embarcação que capturou o peixe. Foram levantados dois autos de contraordenação: um por fuga à lota e outro no âmbito do Regime de Bens em Circulação, por falta de documento de transporte.
O pescado apreendido foi encaminhado para a lota da Madalena do Pico, onde será sujeito ao regime legal de primeira venda em lota.
A GNR recorda que a exploração dos recursos marítimos deve garantir a sustentabilidade ambiental, económica e social das pescarias, numa abordagem de precaução baseada em dados científicos, assegurando simultaneamente o rendimento dos profissionais do setor.
