
No âmbito do projeto “Oleiros Educa”, promovido pelo Município de Oleiros, 17 alunos do 10º ano do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade participaram numa visita educativa a Itália.
Acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal e por representantes do Agrupamento de Escolas, os estudantes visitaram as cidades de Sirmione, Verona, Como e Milão, numa experiência que combinou educação, cultura e cidadania.
Durante o programa, a autarquia conta que os alunos tiveram oportunidade de explorar locais de elevado valor histórico e artístico, como o Castelo Scaligero, o Lago de Garda, a Catedral de Como, a Basílica de San Giacomo, a Duomo de Milão e as Galerias Vittorio Emanuele II, entre outros. As visitas foram acompanhadas por um guia turístico, proporcionando um enquadramento pedagógico e cultural adequado.
O autarca Miguel Marques aforma que “todos consideraram esta experiência enriquecedora a nível cultural, tendo contribuído para a formação pessoal e cívica dos alunos”.
A iniciativa insere-se no projeto “Oleiros Educa”, que tem como objetivo alargar as oportunidades educativas dos jovens do concelho. Entre outras regalias, o projeto municipal atribui bolsas de estudo. A viagem dá continuidade a outras viagens organizadas nos últimos anos a destinos como Londres, Amsterdão, Roma e Estrasburgo, e foi financiada pelo atual Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar com o apoio do Município de Oleiros.