
A Segurança Social lançou recentemente um novo portal, que reúne o antigo Portal Informativo e a Segurança Social Direta num único sítio, com o objetivo de melhorar a experiência dos cidadãos e empresas. A plataforma foi apresentada oficialmente na semana passada, mas já se encontra online e funcional.
“Bem-vindo ao novo portal da Segurança Social, que reúne o Portal Informativo e a Segurança Social Direta num único sítio, reorganizando os conteúdos e facilitando a pesquisa de informação”, refere o comunicado do Instituto da Segurança Social (ISS).
Com design moderno, navegação mais intuitiva e novas áreas organizadas por fases da vida do cidadão, o site visa facilitar a relação com a Segurança Social, permitindo uma interação mais simples e eficiente. Estão disponíveis mais serviços online, como a consulta de processos pessoais ou o envio de pedidos, evitando deslocações presenciais.
Durante o fim de semana anterior ao lançamento, o ISS alertou para eventuais períodos de instabilidade no acesso, devido às intervenções técnicas necessárias para a transição.
Simulador de Apoios Sociais: uma das grandes novidades
Uma das funcionalidades em destaque é o simulador de apoios sociais, que permite aos cidadãos perceber, de forma rápida e simples, a que prestações sociais podem ter direito, com base nos dados que inserem.
“Trata-se de uma nova ferramenta digital que pretende simplificar o acesso à informação sobre as prestações sociais disponíveis”, explicou o ISS aquando do anúncio da funcionalidade, em maio.
O simulador não é vinculativo, ou seja, os resultados são indicativos e dependem da informação fornecida pelo utilizador. Abrange a maioria das prestações sociais e considera os dependentes da pessoa que faz a simulação, sendo necessário que outros elementos do agregado familiar façam as suas próprias simulações para obter resultados personalizados.
O preenchimento demora, em média, sete minutos, e para uma melhor precisão, o ISS recomenda ter à mão alguns dados pessoais e familiares.