
Sob coordenação do Sines Tecnopolo, entidade responsável pela dinamização da atividade, a sessão reuniu presencialmente os membros portugueses da Rede Executiva Transfronteiriça, incluindo representantes da administração pública, indústria, academia, centros de investigação e economia social.
Esta iniciativa multilateral insere-se num processo colaborativo mais alargado, que envolve os territórios do Alentejo, Algarve e Andaluzia (região AAA).
O objetivo principal do Hackathon é criar soluções concretas, práticas e com aplicabilidade real, em resposta aos grandes desafios da transição energética e da modernização das indústrias auxiliares.
Cada grupo de trabalho teve o apoio de mentores especializados e de uma equipa de dinamização, com o intuito de estruturar propostas com impacto e potencial de continuidade.
As categorias de desafio em torno das quais se desenvolveram os trabalhos foram definidas no âmbito do projeto GREENER, com base num diagnóstico técnico elaborado por peritos, que analisou as necessidades do setor energético e da indústria auxiliar na região AAA: Modernização e Inovação da Indústria Auxiliar, Impulso da Governança Territorial, Formação para o Emprego e Empreendedorismo e Potencialidades da Economia Social no Setor Energético.
O programa contou com intervenções técnicas de três especialistas de referência: André Vilelas (Repsol Polímeros), responsável pelo Projeto Alba e Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros; Hugo Carabineiro (Galp Energia), líder da área de Tecnologia da Refinação e Desenvolvimento da Refinaria de Sines; e Pedro Valverde (EDP Inovação), gestor do projeto GreenH2Atlantic, um dos principais projetos nacionais de hidrogénio verde.
Participaram nesta sessão entidades como a Galp Energia, Repsol Polímeros, EDP, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico de Beja, Universidade de Évora, Administração dos Portos de Sines, CCDR-A, entre outras.
Todos os presentes — participantes e mentores — assumem-se como embaixadores desta rede emergente, comprometidos com a criação de valor sustentável e soluções colaborativas de base territorial.
Esta foi a segunda de três sessões do Hackathon GREENER: a primeira decorreu online a 15 de maio, com a participação de representantes de mais de 30 entidades ibéricas; e a terceira terá lugar em Huelva, a 29 de maio, com os membros espanhóis da Rede.
Após as sessões presenciais, as propostas desenvolvidas serão analisadas pelo júri, com o apoio dos mentores, sendo os resultados finais divulgados em de junho.
As ideias mais relevantes e estruturadas poderão evoluir, no âmbito da Rede GREENER, para projetos-piloto, ações de capacitação ou colaborações estratégicas, alimentando a construção de uma Aliança Ibérica para a Energia Verde.
O Sines Tecnopolo – Business Innovation Center lidera esta atividade estruturante do projeto GREENER, dinamizando o ecossistema regional e promovendo a articulação entre empresas, academia e setor público. A sua localização estratégica num dos principais polos industriais e energéticos do país, aliada à experiência em inovação e cooperação internacional, posicionam-no como um ator central na transição energética e no fortalecimento das indústrias auxiliares.
O GREENER é um projeto transfronteiriço cofinanciado pelo Programa Interreg Espanha–Portugal (POCTEP), que visa reforçar os mercados de trabalho ligados à energia verde nas regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia. Foca-se na promoção do emprego qualificado, inclusão social, valorização da economia social e desenvolvimento das indústrias auxiliares, contribuindo para uma transição energética mais justa e sustentável.