
O Turismo do Alentejo, através da Entidade Regional de Turismo (ERT) e da Agência Regional de Promoção Turística, apresentou duas candidaturas ao Programa Regional Alentejo 2030, no âmbito das Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE, com um investimento superior a 700 mil euros.
As candidaturas inserem-se nas áreas do enoturismo e da promoção territorial do Lago Alqueva, tendo como objetivo reforçar a atratividade e competitividade turística da região.
No que diz respeito ao enoturismo, o projeto “PROVERE Enotur” prevê o desenvolvimento de plataformas tecnológicas avançadas para promoção e apoio à comercialização dos produtos enoturísticos. O presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, José Santos, sublinhou a importância do setor: «Acreditamos muito no papel do enoturismo como bandeira do turismo da região, quer para o Alentejo, quer para o Ribatejo». O responsável destacou ainda a aposta numa comunicação integrada e digital, com destaque para o lançamento do Portal Enotur e de uma campanha de ativação digital.
A segunda candidatura apresentada prende-se com a promoção internacional do calendário de eventos “Alqueva”, no âmbito da EEC “ALQUEVA + Inovador”. Esta operação visa a valorização dos ativos do território do Lago Alqueva, através de campanhas de comunicação dirigidas aos mercados da Alemanha, França e Inglaterra. Segundo José Santos, o objetivo é «afirmar o destino “Alqueva” no panorama internacional», com um calendário que inclui iniciativas culturais, turísticas e gastronómicas a realizar nos municípios da área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA).
As duas candidaturas inserem-se nos eixos estratégicos definidos para a valorização dos produtos territoriais da região, reforçando o posicionamento do Alentejo como destino turístico sustentável.