Fica o aviso: o acesso à praia do Ribeiro do Cavalo não é fácil. Pode-se chegar de barco ou caiaque, ou através de um pequeno trilho pedestre algo sinuoso. Mas, o prémio final justifica o esforço. Esta é “uma das praias mais belas da região. A areia branca e a água azul-turquesa são iguais às fotografias e dão-nos a sensação de estarmos num destino tropical”, anuncia a autarquia de Sesimbra. Leve consigo um piquenique e tudo aquilo de que necessita para passar o dia a apreciar os vários tons de azul destas águas. Recorde-se que a praia não dispõe de equipamentos de apoio ou vigilância, apenas oferece a tranquilidade e beleza.

Chegada de barco à praia do Ribeiro do Cavalo
Chegada de barco à praia do Ribeiro do Cavalo Batnavó Tours

Para chegar à praia do Ribeiro do Cavalo tenha como ponto de referência o Porto de Abrigo da vila/Parque de Campismo Forte do Cavalo. O alcatrão dá lugar a terra batida e o início do trilho fica do lado esquerdo de quem vem de Sesimbra. Não é difícil de descobrir porque tem carreiros feitos pela passagem humana. O nome deste areal selvagem e (quase) secreto deve-se a uma afloração rochosa semelhante ao pescoço de um cavalo e ao ribeiro, uma linha de água que desce a encosta e desagua na praia. Para quem chega por mar, a perspetiva da praia é de uma beleza memorável.

Mijona, grutas e mergulhos

Praia da Cova da Mijona
Praia da Cova da Mijona Caminhando

Várias empresas, a partir da Estação Náutica de Sesimbra, organizam regularmente passeios, com visita a grutas e descoberta de outras praias secretas na costa, entre Sesimbra e o cabo Espichel. Em dias para mais tarde recordar é possível avistar golfinhos. As saídas do transfer do cais Espadarte, no Porto de Recreio de Sesimbra, começam a partir das 9h00, mediante marcação, com a viagem a demorar cerca de 10 minutos. Luís Martins, proprietário da empresa Batnavó Tours (tel. 916993600) garante que “70% das vezes a água é azul-turquesa, como na Polinésia Francesa” e explica ainda que “do lado nascente, apesar de ter mais de pedrinhas, é mais abrigada, enquanto na parte poente, o vento faz um remoinho”.

Outra abordagem é realizada pela BolhasTour (tel. 910658555) que promove diariamente duas saídas “À descoberta das praias e baías secretas de Sesimbra e Arrábida”. A viagem inclui não só a praia do Ribeiro do Cavalo, mas também as (ainda) menos conhecidas Cova da Mijona e Baleeira, com direito a mergulho: “Fornecemos o equipamento necessário e action camera para mais tarde recordar a sua experiência com sea scooters”, explica a empresa. Já a Mega Dive (tel. 963094706), especializada em mergulho, convida a descobrir o fundo marinho da costa de Sesimbra.

Os passeios de descoberta incluem paragens e mergulhos em praias paradisíacas, como a selvagem Ribeiro do Cavalo, ou a praia da Mijona, com longo areal e um antigo abrigo de pescadores, recentemente renovado. Esta praia é apenas acessível por mar.

Baleeira e Chá dos Navegantes

Praia da Baleeira
Praia da Baleeira BolhasTours

Em direção ao cabo Espichel, que protege esta costa dos ventos do Atlântico, descobrem-se pequenas grutas e várias enseadas, como a praia do Inferno, também conhecida como praia do Penedo. Destaca-se, no lado sul, por uma saliência da falésia que na ponta apresenta um arco perfeito. “A pouco mais de 25 metros da costa ergue-se um ilhéu. Esta praia é frequentada por pescadores de linha. O acesso é feito por mar ou através de um trilho na falésia”, explica a Caminhando (tel. 966589269), empresa que promove caminhadas e experiências de aventura.

Já com acesso por trilho, a partir da Azóia, descobre-se a praia da Baleeira. As águas transparentes, a praia de seixos brancos, a rocha escura e a vegetação “fazem-nos sentir em plena harmonia com a natureza”, descreve a Câmara Municipal de Sesimbra. A praia localiza-se entre duas formações rochosas de grande amplitude que a protegem do vento e da ondulação, o que fez dela porto de abrigo centenário para diversas atividades piscatórias. A pequena baía torna a Baleeira uma praia de eleição para atividades de mergulho e snorkel, anuncia a BolhasTour.

Esta viagem de descoberta termina no degradado Forte de São Domingos da Baralha, construído no século XVII. Observe a grande formação rochosa que dá pelo nome de Chã dos Navegantes e as antigas estruturas de apoio às armações de pesca que existiam por toda a costa. Existe um percurso circular identificado com cerca de 5 km, o PR3 SSB, com partida e chegada ao cabo Espichel.

Sesimbra
Sesimbra BCBM

Compre aqui a coleção “Portugal Autêntico” composta por três volumes (Norte; Centro; e Sul e Ilhas). Em cada um destes três volumes pode encontrar 100 locais, propostas e experiências para partir à descoberta do país genuíno

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram