O presidente da Câmara de Ílhavo, João Campolargo, apresentou na Praia do Jardim Oudinot o sistema que vai ser instalado para monitorizar a qualidade da água da Ria, em tempo real.
A organização francesa Bloom, de preservação do ambiente marinho e espécies, apresentou quinta-feira na Comissão Europeia uma queixa contra Portugal, Espanha e França, por não controlarem a suas frotas de pesca.
A Câmara de Castro Verde, no distrito de Beja, vai avançar com a criação de um Centro Interpretativo da Mineração na aldeia de A-do-Corvo, para valorizar e salvaguardar a “história mineira do concelho e da região”.
A agricultura terá surgido há cerca de 12 mil anos, quando os humanos começaram a dominar o crescimento e produtividade de espécies vegetais em proveito próprio. Mas não fomos os primeiros a lá chegar.
Nem sempre uma classificação "eco" ou "bio" é sinónimo de um produto sustentável. Do greenwashing à confusão nos rótulos, há um pouco de tudo para enganar o consumidor.
Às vezes, tentar decifrar o que é bom para nós e para o planeta é confuso e inconclusivo. E esta dúvida é válida também para o couro vegan. O que pode parecer óbvio às vezes não é bem assim.
Equipa de investigadores das universidades de Bristol e de West England, no Reino Unido, apelam a que a indústria da robótica passe a conceber e produzir robôs que, no final das suas vidas úteis, possam ser reutilizados, criando uma economia circular da robótica.
Desde espécies que habitam em escarpas rochosas, a outras que nadam em grandes profundidades junto às Ilhas Atlânticas. Fique a conhecê-las com as nossas sugestões.
Num estudo considerado como único no mundo, uma dupla de investigadores da Rice University, no Texas (Estados Unidos da América), mostra que existem três tipos de sistemas de acasalamento: a monogamia, a poligamia e aquilo que é conhecimento na gíria científica como “lekking”. E uns são mais vantajo
Uma ONG alertou que a degradação do Mediterrâneo está a agravar-se devido ao crescimento demográfico, ao excesso de atividade nas águas, à poluição e às alterações climáticas, o que levará a “crises graves” no mar.
A ministra do Ambiente e Energia defendeu hoje, no Algarve, a construção de pequenos projetos de energia fotovoltaica por todo o país, durante a inauguração de uma central com uma capacidade de produção anual de 200 kW (quilowatt).
A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) vai arrancar, até ao final do primeiro semestre deste ano, com um serviço de recolha porta a porta de biorresíduos alimentares.
O Governo aprovou ontem uma resolução que alarga o âmbito territorial para as medidas excecionais e apoios às populações afetadas pelos incêndios de setembro de 2024, prorrogando o prazo de apresentação de candidaturas até 31 de março.
Um trio de investigadoras norte-americanas quer perceber que mudanças no mapa genético dos coiotes permitem que consigam sobreviver nas cidades, uma vez que esses animais “estão a dar-se muito bem em espaços urbanos”.
Lee Zeldin, nomeado de Donald Trump para a Agência de Proteção Ambiental (EPA), defendeu quinta-feira que os norte-americanos merecem um ambiente limpo "sem sufocar a economia", durante a sua audição de confirmação no Senado.
Aves canoras podem depender das relações sociais com outras espécies, e não apenas dos seus instintos, para migarem e para encontrarem locais de alimentação e repouso durante as suas longas viagens.
A associação ambientalista Zero tem recebido “um número crescente de queixas” relativas ao ruído provocado pelas operações no Aeródromo Municipal de Cascais e lembra que a expansão da infraestrutura obriga a uma avaliação de impacto ambiental.
A Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal, aprovou a manutenção dos valores das tarifas de abastecimento de água e saneamento praticadas em 2024 e garante que estes são os mais baixos da Área Metropolitana de Lisboa.
Uma investigação liderada pelo Instituto Max Planck de Química (Alemanha) revela que os australopitecos, antepassados humanos que terão vivido há cerca de 3,5 milhões de anos nas regiões austrais de África, alimentavam-se quase exclusivamente de vegetais.
“As devastadoras enchentes, secas e queimadas que assolaram o Brasil em 2024 são um lembrete do custo ambiental e de direitos humanos de eventos climáticos extremos exacerbados pelas mudanças climáticas”, destacou César Muñoz, diretor da HRW no Brasil.
Uma análise dos nove principais intervenientes na indústria norte-americana de hidrocarbonetos derivados de combustíveis fósseis (petróleo/gás, plásticos e produtos agroquímicos) mostra ligações estreitas entre os três sectores diferentes, com os meios de comunicação social, outros intervenientes da