A União Europeia (UE) vai contribuir com 40 mil milhões de euros para o programa Oceano Global, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apelando à ratificação do Tratado do Alto Mar.
A associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) acusou hoje a Savannah de “persistir no assédio” às comunidades ao solicitar uma segunda servidão administrativa para aceder aos terrenos e expandir trabalhos de sondagens em Boticas.
Serviços prestados pela Aquapor visam combater as perdas de água na rede de abastecimento de água ao longo dos próximos três anos e melhorar a eficiência hídrica no concelho da Maia.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou hoje em Nice (França) esperar que o Tratado do Alto Mar seja assinado ainda em 2025, salientando ainda a importância da saúde dos oceanos.
A conservação e gestão sustentável dos ecossistemas marinhos e costeiros será o tema de arranque dos debates da terceira Conferência do Oceano, que decorre de hoje até sexta-feira na cidade costeira de Nice (França).
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, disse hoje na abertura da terceira Cimeira dos Oceanos da ONU em Nice, em França, que o fundo do mar não pode tornar-se num “Velho Oeste”.
A organização não-governamental (ONG) portuguesa Último Recurso diz que, no que toca à proteção dos oceanos, “Portugal deve liderar com ação, não apenas palavras”.
Mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Guarda estão hoje em perigo máximo de incêndio, no dia em que as temperaturas vão chegar aos 39 graus Celsius, segundo o IPMA.
Os ratos podem cair na experiência da “ilusão da mão de borracha” tal como os humanos, de acordo com investigadores internacionais que afirmam que este facto tem implicações na investigação de próteses.
O Reino Unido vai anunciar, na conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, em Nice, o alargamento da proibição da pesca de arrasto a mais de metade das áreas marítimas protegidas da Inglaterra, informou o Governo britânico este domingo.
A terceira Conferência sobre o Oceano da ONU arranca hoje em Nice, França, reunindo chefes de Estado e de Governo, incluindo o primeiro-ministro português, para uma mobilização contra a degradação do oceano pela poluição e pela sobrepesca.
Cabo Verde vai participar na 3.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em França, e defender a criação de centros de ciências marinhas nos países insulares de língua portuguesa, anunciou o ministro do Mar.
A Generis, empresa farmacêutica líder na produção de medicamentos genéricos, inaugurou a nova Fábrica de Medicamentos na KidZania Portugal, um espaço educativo onde as crianças podem aprender, de forma interativa e divertida.
A “Exposição Mar’Arte” está no GaiaShopping até 19 de junho e apresenta obras feitas a partir de materiais reciclados. Esta iniciativa une arte e sustentabilidade para alertar para o impacto do lixo nos oceanos.
A remoção dos chifres dos rinocerontes reduz significativamente a caça furtiva de que esse grupo de animais é alvo, segundo um novo estudo, mas não é uma solução infalível.
Uma equipa de cientistas internacionais rastreou mais de 100 espécies de megafauna marinha, identificando os locais mais críticos nos nossos oceanos globais para melhores esforços de conservação.
Um estudo das comunidades de formigas mostra que a utilização de diversas fontes vegetais para a bioenergia é crucial para proteger os ecossistemas e, ao mesmo tempo, produzir combustíveis mais ecológicos.
O urso-pardo (Ursus arctos) foi declarado extinto em Portugal em 1843. Ainda assim, a recuperação das populações desse predador do outro lado da fronteira pode, eventualmente, significar o regresso da espécie ao país, embora, sobre isso, não haja ainda qualquer certeza.
Uma espécie invasora de formiga, a Pheidole megacephala, está a causar profundas transformações nas dinâmicas ecológicas no Quénia, afetando o comportamento de caça do ‘rei da selva’.
Os caranguejos-eremitas são crustáceos associados a ambientes marinhos e costeiros conhecidos por usarem conchas de outros animais para se protegerem dos ataques de predadores, especialmente o seu abdómen que não está revestido pela camada rígida de exosqueleto que cobre o restante corpo.
Investigadores descobriram que um pequeno marsupial australiano sacrifica horas de sono por noite para ter mais tempo para o sexo durante a época de acasalamento.