Investigadores descobriram que um pequeno marsupial australiano sacrifica horas de sono por noite para ter mais tempo para o sexo durante a época de acasalamento.
A pardela-balear (Puffinus mauretanicus) é a espécie mais ameaçada de ave marinha da Europa. Atualmente classificada com o estatuto de ‘Criticamente em Perigo’, as suas populações no continente têm vindo a diminuir, sobretudo, devido à mortalidade causada por capturas acidentais em artes de pesca.
Os anfíbios, incluindo rãs, sapos e salamandras, são um dos grupos de animais mais ameaçados do planeta. Surtos de doenças, a perda de habitat e os efeitos das alterações climáticas são apenas alguns dos maiores fatores de pressão que empurram para a extinção cada vez mais espécies.
O Governo dos Açores considerou hoje que a atividade sísmica verificada esta semana na ilha de São Miguel é “normal”, está a ser devidamente acompanhada e não há razões para alarmismo.
Os vermes da espécie Caenorhabditis elegans medem, quando adultos, cerca de um milímetro. Por isso, quando as condições em que vivem se tornam duras, devido à falta de alimento, por exemplo, moverem-se para outros locais pode ser uma tarefa hercúlea.
Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, e alinhados com o ODS 17 da ONU, Lusíadas Saúde, Allianz, Médis e Multicare protagonizam uma iniciativa pioneira no setor da saúde privado, ao substituir o desflurano por sevoflurano, uma solução anestésica mais sustentável, em todos os blocos operatórios do
O Ruanda recebeu hoje 35 rinocerontes-brancos do sul, provenientes da África do Sul, e espera-se que outros 35 cheguem no domingo, numa operação que representa a maior transferência desta espécie já realizada para o país.
Os ecossistemas de grandes herbívoros permaneceram surpreendentemente estáveis durante 60 milhões de anos, mesmo com o aparecimento e desaparecimento de espécies, exceto devido a duas alterações ambientais globais, de acordo com um estudo.
Um grupo de sete investigadores, incluindo a bastonária da Ordem dos Biólogos, lançou hoje uma petição que propõe a criação de um enquadramento legal específico para assegurar a conservação dos bosques de carvalhos autóctones portugueses.
Ativistas da organização ambientalista Greenpeace acusam navio com bandeira espanhola, de nome “Playa Zahara”, de capturar tubarões de espécies ameaçadas em águas internacionais ao largo da Austrália e da Nova Zelândia.
Degradação, reticulação, enxerto e oxidação são os quatro efeitos da irradiação dos resíduos plásticos com feixes de raios gama e de eletrões, que permitem a alteração da estrutura química tornando a reciclagem mais eficaz.
O Pacto Europeu para os Oceanos é uma oportunidade para a valorização do setor das pescas, nomeadamente nas regiões ultraperiféricas (RUP), concordam dois eurodeputados de origem açoriana que integram a Comissão das Pescas, no Parlamento Europeu (PE)
Seis organizações ambientalistas consideraram ontem que o Pacto para os Oceanos, adotado pela Comissão Europeia, não consegue concretizar medidas vinculativas urgentes necessárias para proteger o oceano.
A digitalização da Justiça em Cabo Verde, desde janeiro, já permitiu poupar 400.000 folhas de papel, além de outros consumíveis, anunciou o Governo numa avaliação preliminar à aplicação do processo.
Moçambique deita anualmente pelo menos 17 mil toneladas de lixo plástico no mar, admitiu ontem o Governo, que pede uma ação conjunta para travar a poluição do meio ambiente.
Uma equipa de cientistas internacionais acompanhou mais de 12 mil indivíduos de 110 espécies de megafauna marinha, durante 30 anos, identificando os locais mais críticos nos oceanos globais para reforçar os esforços de conservação marinha.
O fundo do mar é origem de um novo medicamento para tratar o cancro do pulmão de pequenas células, um tumor muito agressivo e com poucas hipótese de tratamento.
As emissões operacionais de carbono das maiores empresas tecnológicas do mundo aumentaram, em média, 150% entre 2020 e 2023, devido ao reforço dos investimentos em Inteligência Artificial (IA) e ao consumo de eletricidade para alimentar centros de dados.
Com o aumento da consciência ambiental entre consumidores e empresas, práticas sustentáveis são fundamentais para reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência operacional. E o setor de restauração não é exceção.
A terceira Conferência do Oceano das Nações Unidas (UNOC3), que começa na segunda-feira em Nice (França) quer acelerar o objetivo de ter 30% do Oceano protegido até 2030, mas cinco anos antes dessa meta ainda só estão protegidos 8,3%.
A terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC3), que começa na segunda-feira, é considerada pela ONU como “um momento crucial” para mostrar a necessidade de mais ação para conservar o sistema oceânico, que está em risco.
Uma equipa de investigadores documentou a diversidade de espécies de aves numa região da Amazónia pouco explorada e a riqueza cultural indígena que está associada a essa grande biodiversidade.
Cientistas de Portugal, Espanha, França, Bélgica e Senegal juntam-se para proteger a felosa-aquática (Acrocephalus paludícola) e os seus habitats, no projeto LIFE AWOM.