Até agora, a ideia dominante era que os gatos teriam começado a conviver com agricultores no Crescente Fértil, há cerca de 10 000 anos, atraídos pelos roedores que infestavam os celeiros neolíticos. Esta tese baseava-se sobretudo num sepultamento no Chipre, onde um gato foi enterrado junto a um huma
A Comissão Europeia pretende apresentar até 2027 uma Lei dos Oceanos, medida incluída no Pacto para os Oceanos, hoje adotado para proteger habitats e que prevê medidas para as regiões ultraperiféricas (RUP), como os Açores e Madeira.
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje a redução do estatuto de proteção dos lobos, abrindo a possibilidade de a espécie voltar a ser caçada, mas Portugal anunciou que irá manter a classificação de estritamente protegido.
Em Portugal, a iniciativa está a ser implementada desde 2022 e, até à data, foram recolhidos de hospitais, mais de 550 dispositivos de monitorização para reciclagem, que de outra forma teriam como destino o lixo.
Embora seja necessária mais investigação, uma equipa de investigadores afirma ter descoberto que a exposição a cães, em particular, interagiu com uma variante de risco genético que afeta a resposta imunitária nas células da pele humana - essencialmente proporcionando um efeito protetor ao suprimir a
O Pátio da Água, que resulta de uma parceria da EPAL com a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-NOVA, reabre as suas portas hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, com uma agenda repleta de eventos que prometem animar o verão lisboeta. A programação inclui concertos, workshops de culinária, Pr
O investimento em energia deverá aumentar para 3,3 biliões de dólares (2,9 biliões de euros) em 2025, com a China a consolidar a sua posição de liderança, segundo um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE).
A humanidade esgota os recursos disponíveis para este ano no próximo dia 24 de julho, uma semana antes da data do ano passado, indicam os cálculos da organização internacional “Global Footprint Network”.
A Fundação Oceano Azul, que trabalha na preparação da conferência do Oceano da ONU, que vai decorrer entre 9 e 13 de junho, espera que surja um grupo de países dispostos a dar o exemplo na conservação do oceano.
Cientistas e investigadores de mais de 15 países assinaram uma carta aberta dirigida ao secretário-geral das Nações Unidas a apelar à proteção dos ecossistemas das águas profundas e ao fim da pesca de arrasto, previsto desde 2006.
A associação Zero considera que a conferência da ONU sobre o Oceano, de 9 a 13 de junho, será um momento para mostrar a importância do Oceano à escala mundial e que há uma responsabilidade comum na sua proteção.
A terceira Conferência da ONU sobre o Oceano espera conseguir em Nice, França, um acordo para a sustentabilidade do oceano com a mesma relevância do Acordo de Paris sobre o clima alcançado em 2015.
O ADN antigo de 42 pessoas da Papua Nova Guiné (PNG), datado de há 2500 anos, mostra o impacto que os grupos de pessoas que se deslocaram pela região tiveram na composição genética das antigas comunidades da PNG.
A Polícia Marítima detetou ontem três irregularidades em embarcações de pesca da sardinha que chegaram ao porto de Matosinhos, no distrito do Porto, disse à Lusa o comandante regional da Polícia Marítima do Norte.
A propósito do Dia Mundial do Ambiente, assinalado anualmente a 5 de junho, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforça a necessidade de colocar em prática o regime de responsabilidade alargada do produtor de resíduos com agulhas e descartáveis não recicláveis e pede respostas
Nas florestas húmidas de altitude da Cordilheira de Talamanca, que se estende do sudeste da Costa Rica ao noroeste do Panamá, uma equipa internacional de cientistas descobriu três novas espécies de orquídeas, que atribuíram ao género Pleurothallis.
Chegou o momento de “quebrar o fosso” entre a saúde pública e a conservação da biodiversidade, afirmam investigadores internacionais que estudaram a acessibilidade de “áreas recreativas ricas em biodiversidade” em mais de 9000 cidades de todo o mundo.
Neste Dia Mundial do Ambiente, a PORDATA analisa e reúne um conjunto de indicadores em quatro grandes áreas: produção, consumo e dependência energética; temperatura do ar e pluviosidade; proteção do ambiente; e configuração e proteção do território.
Os setores que mais água consomem são também os que potencialmente podem poupar mais, nomeadamente a agricultura ou a energia, indica um documento da Agência Europeia do Ambiente (AEA) divulgado hoje.
O Zimbabué autorizou o abate de pelo menos 50 elefantes numa reserva no sul do país, devido ao excesso de animais e decorrente perigo para o ecossistema, informou ontem as autoridades locais.
Mais de metade (53%) dos solos na Europa e na margem mediterrânica estavam afetados pela seca em meados de maio, indicam dados do Observatório Europeu da Seca, analisados pela AFP, relativos ao período de 11 a 20 daquele mês.