
Com apenas um reforço e já sem Di María, Kökçü e com Carreras bem encaminhado para a porta de saída, o plantel de futebol do Benfica inicia hoje a preparação para a época 2025/26.
Sob a liderança do treinador Bruno Lage, que resistiu à contestação dos adeptos depois de ter perdido a I Liga e a Taça de Portugal para o rival Sporting, o Benfica regressa ao trabalho, apenas duas semanas após ter sido eliminado no Mundial de clubes.
Para já, Bruno Lage, de 49 anos, recebeu somente o lateral espanhol Rafael Obrador, que na época passada esteve cedido ao Deportivo pelo Real Madrid, precisamente o clube que se prepara para levar Carreras para o país vizinho, ainda que a transferência continue sem ser oficializada.
A outra contratação efetuada pelo vice-campeão nacional para a nova temporada, o defesa sueco Dahl, não é propriamente uma 'cara' nova no balneário benfiquista.
Os 22 jogos disputados pelo lateral na época passada, durante o período em que esteve emprestado pela Roma, convenceram os responsáveis do Benfica, que exerceram a opção de compra prevista no acordo com o clube italiano, no valor de nove milhões de euros.
Se as 'águias' têm muito pouco para exibir em matéria de reforços, conservam ainda a maioria dos 'pesos pesados', entre os quais o capitão, o veterano defesa argentino Otamendi, de 37 anos, que prolongou o contrato por um ano, até junho de 2026.
O compatriota Di María, que apresenta a mesma idade respeitável, optou por um caminho diferente: regressou a casa, ao Rosario Central, onde efetuou a formação e iniciou a carreira profissional, na qual ergueu os troféus mais importantes, com destaque para o Mundial de 2022, ao lado de Otamendi.
Com quatro golos marcados no Mundial de clubes (todos de grande penalidade), o avançado foi um dos melhores marcadores da prova e protagonizou uma segunda despedida de Lisboa à altura do palmarés, em contraste com a saída discreta do brasileiro Arthur Cabral para o Botafogo.
Na véspera do regresso ao trabalho no Benfica Campus, os 'encarnados' viram partir o médio internacional turco Orkun Kökçü, o reforço mais caro da história do clube, que, ao fim de 98 jogos e de um desentendimento com Bruno Lage em pleno Mundial de clubes, rumou ao Besiktas.
O médio Renato Sanches, que esteve emprestado pelo Paris Saint-Germain, campeão europeu e mundial, e os avançados Belotti (Como) e Amdouni (Burnley), em idêntica situação, não parecem ter feito o suficiente para se manterem na Luz e foram devolvidos aos respetivos clubes.
Apesar de ser, alegadamente, pretendido por outros clubes, o médio Florentino continua a integrar o plantel do Benfica, que deverá ter de emprestar alguns jogadores, com destaque para Tengstedt, que já em 2024/25 esteve cedido ao Verona, e Henrique Araújo, que jogou pelo Arouca.
Em ano de eleições, marcadas para 25 de outubro, os 'encarnados' disputam o primeiro jogo oficial de 2025/26 em 31 de julho, a Supertaça portuguesa, frente ao Sporting, um mês após a eliminação nos oitavos de final do Mundial, perante o Chelsea (4-1, após prolongamento).
A estreia na I Liga, na qual o Benfica é recordista de títulos, com 38, mas deixou escapar os dois últimos para o Sporting, está marcada para o fim de semana de 09 e 10 de agosto, frente ao Rio Ave, no Estádio da Luz.
Nessa fase, as 'águias' terão também os dois jogos da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões, ainda com adversário por definir, sendo que, caso sigam em frente, disputarão o play-off. Ou seja, no espaço de um mês, os 'encarnados' poderão realizar nove jogos oficiais, entre Supertaça, campeonato e rondas preliminares da 'Champions'.
Plantel provisório do Benfica para 2025/26:
- Guarda-redes: Anatoliy Trubin e Samuel Soares.
- Defesas: Otamendi, António Silva, Carreras, Tomás Araújo, Bah, Bajrami, Dahl (ex-Roma) e Leandro Santos.
- Médios: Florentino, Manu Silva, Aursnes, Leandro Barreiro, Nuno Félix, João Veloso e João Rego.
- Avançados: Pavlidis, Schjelderup, Aktürkoglu, Bruma, Prestianni, Tiago Gouveia, Tengstedt e Henrique Araújo.
Saíram: Di María (fim de contrato), Arthur Cabral (Botafogo, Bra), Renato Sanches (Paris Saint-Germain, Fra), Belotti (Como, Ita), Amdouni (Burnley, Ing) e Kökçü (Besiktas, Tur).