
Em estreia mundial, a Maserati apresentou esta quinta-feira, na abertura do Festival de GoodWood, no Reino Unido, o MCPura, o mais recente superdesportivo da casa do Tridente, que está disponível quer enquanto coupé, quer como descapotável, denominado Cielo.
O novo MCPura é baseado no MC20, sendo facilmente percetível que se trata de uma atualização elegante do modelo lançado em 2020 e que inaugurou uma nova era para a Maserati.

O MCPura apresenta com uma imagem mais refinada do MC20, com as alterações a centrarem-se no design exterior, onde se destaca uma nova secção dianteira com grelha renovada, inspirada no modelo de pista MCXtrema. Para além disso, na traseira, o novo modelo apresenta um design mais limpo do difusor, em sintonia com o estilo discreto do modelo.
Nota ainda para o novo design das jantes de raios duplos que renete para as jantes utilizadas pelo Maserati A6 GCS de 1953, e para as novas opções de cores da carroçaria, incluindo o Aqua Rainbow, um azul-esverdeado de três camadas que muda de tom de acordo com a luz.

No interior, a Maserati dotou o MCPura de novos materiais e acabamentos, com destaque para os bancos, gravados a laser em Alcantara Ice, o que realça o Tridente com um grafismo totalmente novo. A imagem que daí resulta é, ao mesmo tempo, futurista e desportiva, com um fundo de dupla face – um vermelho iridescente com azul, e um azul iridescente com vermelho –, realçando as formas e reproduzindo os mesmos tons dos detalhes exteriores. O tratamento “a laser” é utilizado para transmitir tridimensionalidade, criando uma combinação da elegância desportiva da Alcantara.

Desde logo disponível enquanto coupé e descapotável, o novo modelo apresenta quatro elementos distintivos: uma carroçaria em fibra de carbono, o motor V6 Nettuno patenteado pela Maserati, as portas do tipo “borboleta”, e o tejadilho retrátil em vidro para a versão descapotável.

Em particular, a carroçaria monocoque em fibra de carbono combina rigidez e leveza: com um peso total de 1500 kg, e uma potência de 630 cv, alcança uma relação peso/potência de 2,33 kg/cv, a melhor da sua classe.
O ‘coração’ do novo superdesportivo da Maserati não sofreu alterações e o mesmo V6 Nettuno de 3,0 litros dois turbocompressores e com lubrificação por cárter seco, estreado no MC20, que debita 630 cv às 7500 rpm, 730 Nm a partir das 3000 rpm.

A Maserati já anunciou que o MCPura não terá produção limitada, mas lembra que o novo superdesportivo será construído apenas sob encomenda, ou seja, com uma personalização única.