A Honda confirmou que está prestes a revelar oficialmente a CB1000F SE, uma versão semi-carenada da sua naked de inspiração clássica, baseada na recém-apresentada CB1000F. O anúncio surgiu nas redes sociais da marca e a apresentação oficial deverá ocorrer durante as 8 Horas de Suzuka.

A CB1000F original foi mostrada como conceito em março, durante o Salão de Osaka, mas desde logo ficou claro que o modelo estava praticamente pronto para produção. Esta nova linha surge no seguimento da despedida da CB1300 Super Four e da Super Bol d’Or, modelos históricos que deixaram de ser vendidos no Japão este verão.

A CB1000F SE deverá distinguir-se por alguns elementos visuais e técnicos, nomeadamente uma pequena carenagem sobre o farol e a introdução de componentes de maior qualidade. Tudo indica que contará com suspensão da Öhlins e travões radiais da Brembo, substituindo os elementos mais simples da versão base.

O motor será o mesmo que equipa a Hornet 1000: um quatro cilindros em linha de 998 cc derivado da Fireblade de 2017. Apesar de oferecer 152 cv na Hornet, nesta versão poderá surgir com potência ajustada entre os 120 e os 130 cv, numa afinação mais condizente com a filosofia touring e retro do modelo.

Ao contrário da antiga Super Four, cuja comercialização fora do Japão estava limitada por questões ambientais, a nova CB1000F cumpre com os regulamentos europeus e deverá chegar aos mercados internacionais já em 2026. A estreia oficial poderá acontecer ainda este ano, provavelmente no salão EICMA de Milão.

Quanto ao preço, ainda não foi revelado mas é de esperar que a versão SE — com suspensões e travões de topo — seja mais cara, como é natural.

Fotos/Source: Todocircuito