
É inaugurada esta sexta-feira, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, a exposição intitulada <“Alcáçovas: Património com Som”>, uma iniciativa promovida pelo Município de Viana do Alentejo, no âmbito da celebração dos 10 anos da classificação do fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Patente no piso superior do espaço museológico, a exposição dedica-se à memória e à atividade dos mestres chocalheiros e fundidores campanis da freguesia de Alcáçovas. A mostra inclui biografias, ferramentas e peças utilizadas no fabrico tradicional dos chocalhos, dando a conhecer o passado e o presente desta arte.
Em 2015, o fabrico de chocalhos foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente. Esta classificação resultou de uma candidatura de âmbito nacional, coordenada pelo antropólogo Paulo Lima, liderada pela Turismo do Alentejo e Ribatejo, em articulação com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas.
A exposição pretende contribuir para a valorização deste saber-fazer tradicional, considerado uma marca identitária de Alcáçovas e da região, promovendo simultaneamente o desenvolvimento local e a dinamização turística.
<“Alcáçovas: Património com Som”> poderá ser visitada até 28 de junho de 2026, durante o horário de funcionamento do Paço dos Henriques.