
A Coligação Democrática Unitária (CDU) apresentou oficialmente, na Praça da Independência, no coração da vila de Pinhal Novo, esta terça-feira, a sua lista de candidatos à Junta de Freguesia, encabeçada por Carlos Almeida, jurista de 68 anos, num momento que juntou militantes, independentes, apoiantes e figuras da política local, como Ana Teresa Vicente, candidata à presidência da Câmara Municipal de Palmela.
Na cerimónia pública, Adilo Costa, mandatário concelhio da CDU, destacou a “honestidade, competência e conhecimento do território” como traços centrais da lista apresentada, composta por militantes do PCP, do Partido Ecologista Os Verdes e independentes, com forte ligação ao movimento associativo e aos serviços públicos.
Carlos Almeida sublinhou o carácter unitário e popular da candidatura, reafirmando a “firme disposição para o combate autárquico” e apresentando as principais prioridades da lista: melhoria do espaço público, reforço da coesão social e apoio às atividades culturais e económicas locais. O candidato reiterou o compromisso com uma gestão de proximidade e com a defesa dos trabalhadores da freguesia, afirmando que “o Pinhal Novo e os pinhalnovenses o merecem”.
A candidatura defende a construção de um “Parque Verde Urbano”, o fortalecimento da educação pública e a valorização do papel das escolas da freguesia, como a requalificação da José Maria dos Santos e da escola do 3.º ciclo, acompanhada de mais apoios sociais e equipamentos de proximidade.
Já Ana Teresa Vicente destacou a representatividade da lista, com candidatos “dos 18 aos 80 anos”, e reiterou o papel estratégico de Pinhal Novo no desenvolvimento do concelho. A candidata à Câmara sublinhou ainda a importância de projetos estruturantes como a requalificação da Vala da Salgueirinha e a construção de um novo parque urbano.
A CDU pretende que a freguesia assuma “com ambição” o debate sobre o futuro e defende que a aproximação do centenário de Pinhal Novo, que celebra 97 anos em 2025, “deve ser uma oportunidade para definir o rumo da população em diálogo e participação” e ainda comemorar a elevação do Pinhal Novo a cidade.