Em comunicado, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, refere que a 93.ª edição da Festa do Colete Encarnado, que decorreu entre os dias 4 e 6 de julho em Vila Franca de Xira, registou a “maior afluência de sempre”, com a presença de cerca de “300 mil a 400 mil visitantes“.

Organizada pelo município, que caracteriza a festa como a união entre “tradição e inovação, com concertos, tertúlias, esperas e largadas, corrida de toiros, convívio e muito mais”.

Apesar do sucesso organizativo e da grande adesão popular, o evento ficou também marcado por 66 ocorrências registadas pelos serviços de emergência, segundo informações divulgadas pela autarquia. Destes casos, oito resultaram de colhidas de touros, duas das quais com gravidade, tendo ainda sido registados 31 casos de trauma ou quedas, 18 de doença súbita, dois de intoxicações e sete por outras causas não especificadas. Ao todo, 13 pessoas foram encaminhadas para unidades hospitalares.

A segurança do evento contou com um reforçado dispositivo de Proteção Civil, envolvendo 195 operacionais e 86 viaturas, com uma equipa médica permanente no terreno. Também a Polícia de Segurança Pública teve uma operação especial no local, tendo detido quatro pessoas durante o fim de semana festivo. Entre os detidos estão dois indivíduos por roubo e tráfico de droga, um por resistência e coação sobre funcionário e um outro por tentativa de homicídio e posse de arma proibida, este último ficando em prisão preventiva.

A festa, distinguida pelo segundo ano consecutivo com o Prémio 5 Estrelas Regiões e integrante das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, teve também um lado mais familiar, com o Espaço Família a acolher cerca de 150 núcleos familiares junto ao Tribunal.

Entre os momentos altos destacou-se a Homenagem ao Campino, que distinguiu António Grilo com o Pampilho de Honra Orlando Vicente, e a tradicional Corrida de Toiros na Praça Palha Blanco, que contou com os cavaleiros João Ribeiro Teles e Francisco Palha, o matador Sebastián Castella e os Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

“A Festa na rua conta sempre com muitos e bons momentos, como a noite da sardinha assada e do caldo verde. Nas tertúlias e na distribuição à população no Posto Público da Sardinha Assada, foram entregues 2.150 kgs de sardinhas1.330 pães1.375 litros de vinho Encostas de Xira e 500 litros de caldo verde“.

Com os olhos postos no centenário da festa, a Câmara Municipal “aguarda resposta à candidatura para Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, em apreciação pelo Instituto Património Cultural”.