Serão 7 os fins-de-semana de festa que vão colorir e animar as noites da Póvoa de Lanhoso. A edição deste Verão arranca já no dia 12 de Julho e prolonga-se até ao dia 24 de Agosto, com uma programação diversificada e transversal, apresentando o cartaz opções que vão desde a animação musical às propostas culturais.

Dos inúmeros momentos que estão agendados, destacam-se alguns como é o caso do evento “As Bandas convidam os Pêgas”, no qual as duas bandas de música povoenses, a Banda Musical de Calvos e a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários se apresentam juntamente com os Pêgas, um grupo musical povoense em ascensão. Esta apresentação está marcada para o dia 1 de Agosto no Parque do Pontido.

 

A Festa Animal realiza-se no dia 3 de Agosto na Praça Eng.º Armando Rodrigues e esta iniciativa conta com o apadrinhamento do escritor Pedro Chagas Freitas, bem como a participação da Equipa Cinotécnica da GNR. Também para esta data está marcada a abertura da 29.ª Exposição Aberta de Artes Plásticas que vai estar patente na Galeria de exposições do Theatro Club.

O Sentir Póvoa, a noite dedicada à Póvoa de Lanhoso terá como temas, este ano, o Gonçalo Sampaio, mas também o Castelo de Lanhoso, a Filigrana e a Maria da Fonte e vai realizar-se no Parque do Pontido na noite de 8 de Agosto.

Para atrair o público mais jovem o Papillon dará um espetáculo no dia 9 de Agosto, abrilhantando a noite da Juventude que contará também com a participação do DJ Kardo.

Para 14 e 15 de Agosto está marcado o já tradicional Festival de Folclore Prof. Gonçalo Sampaio, que vai já sua 28.ª edição.

O desporto, com o Meeting das Águas Abertas, na Barragem das Andorinhas, o Torneio de Ténis, a apresentação das equipas do Sport Clube Maria da Fonte para a próxima época e eventos ligados ao centenário deste Clube; o teatro, com peças do Grupo Cénico e do TEM, a dança, a música popular, as exposições, as caminhadas, as feiras, uma festa da espuma, os eventos relacionados com bem-estar como as taças tibetanas; e outros dedicados às crianças como as histórias da Mari Popó e magia preenchem o programa que vai ser oferecido durante os próximos tempos.

A praça Eng.º Armando Rodrigues, o Parque do Pontido, o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos e o Theatro Club foram os locais escolhidos para serem o palco dos artistas da Póvoa de Lanhoso, a cargo de quem estará a responsabilidade de proporcionar aos/às povoenses noite de alegria e festa.

Os ranchos folclóricos, as bandas de música, as escolas de dança, os/as artistas e os atores e as atrizes povoenses são quem vai conferir a este verão o dinamismo que fará a diferença neste Póvoa em Festa, valorizando o que é da Póvoa de Lanhoso, contribuindo para a manutenção das raízes e das tradições populares, ao mesmo tempo que projeta as novas gerações.

Este sábado, para abrir teremos a iniciativas da programação do centenário do Maria da Fonte, com a apresentação de um livro e com a inauguração de uma exposição e, à noite, duas opções, teatro com a peça “Pedaços do Zé, Pedaços de nós”, no Theatro Club e festa, na praça Eng.º Armando Rodrigues com as artistas Cláudia e Joana.
No domingo, a manhã no Pontido é dedicada às crianças e no Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos, também de manhã, decorre a primeira sessão com Taças Tibetanas.

Para os/as povoenses, para os/turistas e, em especial para os/as emigrantes que, nesta altura do ano regressam à Póvoa de Lanhoso para estarem com os seus amigos e com os seus familiares, que sejam momentos memoráveis de partilha e felicidade.